ENSINO DO TEMPO VERBAL DE ACORDO COM A BNCC/VERBAL TENSE TEACHING ACCORDING TO BNCC

Autores

  • Luiz Francisco Dias UFMG
  • Cláudia Ribeiro Rodrigues UFMG

Resumo

O presente texto aborda os conhecimentos linguísticos no ensino básico. O tempo verbal da língua portuguesa será o nosso objeto específico. Selecionamos o futuro do pretérito para realizar uma análise mais específica da temporalidade verbal. O ponto de vista teórico adotado para a análise do tempo verbal é a semântica da enunciação. Demonstramos que a análise semântica desse ponto de vista pode contribuir para uma compreensão adequada do tempo verbal. Acreditamos que a abordagem está de acordo com as diretrizes da BNCC (2017) – Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, este é o documento que estabelece os princípios fundamentais do ensino no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, UFMG

Professor Titular da UFMG/Pesquisador do CNPQ. Doutor em Linguística.

Cláudia Ribeiro Rodrigues, UFMG

Professora da Rede Pública de Ensino Básico de Minas Gerais. Doutoranda em Linguística na UFMG.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Ensino Fundamental. MEC/ Secretaria de Educação Básica: Brasília-DF, 2017.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens. 7º ano. 9. ed. reformulada. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 44-45.

DIAS, L. F. Problemas e desafios na constituição do campo de estudos da transitividade verbal. In: SARAIVA, M. E. F.; MARINHO, J. H. C. (org.) Estudos da língua em uso – relações inter e intra-sentenciais. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p.101-122.

_____. Novas perspectivas no ensino de gramáticas na escola: o estatuto do exemplo em questão. In: OLIVEIRA, S.E. de & SANTOS, J. F. dos. Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes/CELLIP, 2006, p.43-53.

_____. O Ensino de Sintaxe em Livros Didáticos. In: LIMA, M.A.F; COSTA, C.S.S.M; ALVES FILHO, F. (org.) Relações Linguísticas e Literárias Aplicadas ao Ensino. Teresina: EDUFPI, 2010, p.191-208.

_____. Enunciação e Relações Linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.

FIORIN, J. L. As astúcias da Enunciação – as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2010.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

VARGAS, M. V. A. de M. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Língua d’Água, São Paulo, v. único, p. 1-11, 2010.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

Dias, L. F., & Rodrigues, C. R. (2020). ENSINO DO TEMPO VERBAL DE ACORDO COM A BNCC/VERBAL TENSE TEACHING ACCORDING TO BNCC. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4374

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA