ENSINO DO TEMPO VERBAL DE ACORDO COM A BNCC/VERBAL TENSE TEACHING ACCORDING TO BNCC
Resumo
O presente texto aborda os conhecimentos linguísticos no ensino básico. O tempo verbal da língua portuguesa será o nosso objeto específico. Selecionamos o futuro do pretérito para realizar uma análise mais específica da temporalidade verbal. O ponto de vista teórico adotado para a análise do tempo verbal é a semântica da enunciação. Demonstramos que a análise semântica desse ponto de vista pode contribuir para uma compreensão adequada do tempo verbal. Acreditamos que a abordagem está de acordo com as diretrizes da BNCC (2017) – Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, este é o documento que estabelece os princípios fundamentais do ensino no Brasil.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Ensino Fundamental. MEC/ Secretaria de Educação Básica: Brasília-DF, 2017.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens. 7º ano. 9. ed. reformulada. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 44-45.
DIAS, L. F. Problemas e desafios na constituição do campo de estudos da transitividade verbal. In: SARAIVA, M. E. F.; MARINHO, J. H. C. (org.) Estudos da língua em uso – relações inter e intra-sentenciais. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p.101-122.
_____. Novas perspectivas no ensino de gramáticas na escola: o estatuto do exemplo em questão. In: OLIVEIRA, S.E. de & SANTOS, J. F. dos. Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes/CELLIP, 2006, p.43-53.
_____. O Ensino de Sintaxe em Livros Didáticos. In: LIMA, M.A.F; COSTA, C.S.S.M; ALVES FILHO, F. (org.) Relações Linguísticas e Literárias Aplicadas ao Ensino. Teresina: EDUFPI, 2010, p.191-208.
_____. Enunciação e Relações Linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.
FIORIN, J. L. As astúcias da Enunciação – as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2010.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
VARGAS, M. V. A. de M. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Língua d’Água, São Paulo, v. único, p. 1-11, 2010.