ENSINO DO TEMPO VERBAL DE ACORDO COM A BNCC/VERBAL TENSE TEACHING ACCORDING TO BNCC

Autores

  • Luiz Francisco Dias UFMG
  • Cláudia Ribeiro Rodrigues UFMG

Resumo

O presente texto aborda os conhecimentos linguísticos no ensino básico. O tempo verbal da língua portuguesa será o nosso objeto específico. Selecionamos o futuro do pretérito para realizar uma análise mais específica da temporalidade verbal. O ponto de vista teórico adotado para a análise do tempo verbal é a semântica da enunciação. Demonstramos que a análise semântica desse ponto de vista pode contribuir para uma compreensão adequada do tempo verbal. Acreditamos que a abordagem está de acordo com as diretrizes da BNCC (2017) – Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, este é o documento que estabelece os princípios fundamentais do ensino no Brasil.

Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, UFMG

Professor Titular da UFMG/Pesquisador do CNPQ. Doutor em Linguística.

Cláudia Ribeiro Rodrigues, UFMG

Professora da Rede Pública de Ensino Básico de Minas Gerais. Doutoranda em Linguística na UFMG.

Referências

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

Dias, L. F., & Rodrigues, C. R. (2019). ENSINO DO TEMPO VERBAL DE ACORDO COM A BNCC/VERBAL TENSE TEACHING ACCORDING TO BNCC. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4374

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA