PRECONCEITO RACIAL EM DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL/ RACIAL PREJUDICE IN DISCOURSE IN BASIC EDUCATION

Autores

  • Soraya Maria Romano Pacífico USP
  • Ana Paula Alberto Lopes USP Colégio Marista Ribeirão Preto

Resumo

Filiados à Análise do Discurso pecheuxtiana, trabalhamos com textos de literatura infantil que abordam a questão do preconceito racial, em uma escola pública de Ribeirão Preto, com sujeitos-alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi construir um espaço discursivo para que os sujeitos-alunos argumentassem sobre o racismo, ainda silenciado no contexto escolar. A metodologia sustentou-se em um dispositivo teórico-analítico capaz de analisar marcas linguísticas que se referem à questão racial, tal qual proposto por Ginzburg (1980). Como resultado, podemos dizer que o trabalho com os textos literários deu início a um espaço discursivo, colocando a literatura como direito dos sujeitos-alunos que frequentam a Educação Básica, especialmente, para fazer ranger o silenciamento dos sentidos sobre preconceito racial.

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Biografia do Autor

Soraya Maria Romano Pacífico, USP

Pós-doutorado. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

Ana Paula Alberto Lopes, USP Colégio Marista Ribeirão Preto

Mestrado. Colégio Marista Ribeirão Preto.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Pacífico, S. M. R., & Lopes, A. P. A. (2020). PRECONCEITO RACIAL EM DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL/ RACIAL PREJUDICE IN DISCOURSE IN BASIC EDUCATION. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4377

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA