DIÁRIO DE LEITURA: UMA ENTRADA, UMA SAÍDA/READING DIARY: ONE ENTRY, ONE WAY OUT

Autores

  • Josalba Fabiana dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

: Neste trabalho apresentamos uma metodologia que tem sido útil para a valorização da leitora e do leitor como produtores de sentidos de textos literários: o diário de leitura. Para refletir sobre a leitura, valemo-nos de alguns textos pontuais de Barthes (1987) e Compagnon (1999), e para o nosso estudo e aplicação do diário de leitura, Clifford (2002), Versiani (2005) e Lejeune (2008). Nenhum desses nomes trabalha diretamente com diário de leitura literária e alguns nem sequer trabalham com diários de qualquer natureza. Assim, a autoetnografia foi fundamental para compreendermos a observação (leitura) no contexto de uma comunidade (de leitoras e leitores). Da mesma forma, foi de vital importância a discussão de Lejeune sobre diário íntimo, pois o diário de leitura literária muitas vezes acarreta na expressão de intimidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josalba Fabiana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Estudos Literários (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BARTHES, Roland. Escrever a leitura. In: O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 26-29.

CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: Antropologia e literatura no século XX. Trad. Patrícia Farias. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002. p. 17-62.

COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 139-164.

LEJEUNE, Philippe. Diários e blogs. In: O pacto autobiográfico: De Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 257-368.

VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: Conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Santos, J. F. dos. (2020). DIÁRIO DE LEITURA: UMA ENTRADA, UMA SAÍDA/READING DIARY: ONE ENTRY, ONE WAY OUT. Revista ECOS, 28(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4386

Edição

Seção

LITERATURA