A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE PESCA DE ARRAIAL DO CABO: A REMEMORAÇÃO E MEMÓRIAS/THE CONSTRUCTION OF NARRATIVES IN THE TRADITIONAL FISHING COMMUNITIES OF ARRAIAL DO CABO: REMEMBERING AND MEMORIES

Autores

  • Manuela Chagas Manhães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

Nesse presente artigo, temos como objeto de estudo comunidades tradicionais e a relevância das narrativas orais para a manutenção e ressignificação de sua memória social e coletiva. Focamos na comunidade tradicional de pesca de Arraial do Cabo, no estado do RJ.  Diante desse fato, é perceptível em nossas análises aa reciprocidade entre os membros dessa comunidade, de maneira que, em tais comunidades seriam mais propícias a constituírem a memória social e coletiva e, assim, o sentimento que garante a sua organização social ainda que sofram modificações. Isso é possível por existir a “escuta compartilhada”, um processo de rememoração de histórias, lendas que se transformaram no dia a dia em contos passados de geração em geração, trazendo significado e pormenores dessa comunidade. Há a focalização de elementos comuns, assim como acontecimentos, fatos, que demonstram a relação entre as lembranças e suas representações do passado. Desse modo, Candau (2016, p. 470) afirma que: “uma memória verdadeiramente compartilhada se constrói e reforça deliberadamente por triagens, acréscimos e eliminações feitas sobre as heranças”. Assim sendo, nas suas narrativas, encontramos presentes a memória hábito e memória lembrança articulando o seu modo de vida. Para esses sujeitos sociais, saber nomes, apelidos, saberes e transmitir suas histórias, seus mitos, lendas, valores, tradições seria conjugar o sentido de ser cabista, quem nasce em Arraial do Cabo, com denominadores comuns recheados de elementos culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuela Chagas Manhães, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutorado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005).  Atualmente tem se dedicado a pesquisa com os temas relacionados a linguagem, narrativas, patrimônio cultural e identidade cultural nas comunidades tradicionais da região dos Lagos, tendo como base o sentido de justiça e respeito mútuo como ponto central para a constituição do sentimento de pertencimento. 

Referências

BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

BENJAMIM, Walter. Magia, técnica e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3.ed. Editora Brasiliense. São Paulo: 1987.

BRAGA, Elizabeth dos Santos. A constituição da memória: uma perspectiva histórico cultural. Ijuí: Ed. UNIJUÌ, 2002.

CANDAU, J?el. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.

DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural - Recursos que acompanham o crescimento das cidades. SP: Saraiva, 2006

DIEGUES, A. C., Planejamento e Gerenciamento Costeiro: Desenvolvimento Sustentado, Gerenciamento. São Paulo. Ed. Ática. 2001.

DIEGUES, Antonio Carlos e ARRUDA, Rinaldo S. V. (orgs). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; São Paulo: USP, 2001.

DURKHEIM, Émile. Les régles de la méthode sociologique, Paris, 1995.

ERRANTE, Antoinette. Mas afinal, a memoria é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. In: História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.8, set, 2000, pp. 141-174.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª. Edição; RJ: LTC, 2015.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2003.

HONNETH, Axel. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad.: Luiz Repa. SP: Editora 34, 2009, 2ª. Edição.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª. Ed. Revista; Campinas, SP: Editora Unicamp,2013.

LEROY, Jean Pierre. Da comunidade local às dinâmicas microrregionais na busca do desenvolvimento sustentável. In: A geografia política do desenvolvimento sustentável. Org: Bertha K. Bercker e Mariana Miranda. Rio de Janeiro: Editora UEJ, 1997, págs: 251-272.

LIFSCHITZ, Javier Alejandro et al. Neocomunidades: reconstruções de saberes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

__________________. Comunidades tradicionais e neocomunidades. RJ: Contra Capa, 2011.

MALUFF, Sônia Weidner. Antropología, narrativas e a busca de sentidos. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 12, dez. 1999, p. 69-82.

MONTENEGRO, JORGE. Povos e comunidades tradicionais desenvolvimento e decolonialidade: articulando um discurso fragmentado. In: Revista OKARA: Geografia em debate, v.6, n.1, p. 1630174, 2012, João Pessoa, PB, DGEOC/CCEN/UFPB.

MOREIRA, Eliane & PIMENTEL, Melissa. O direito à autoidentificação de povos e comunidades tradicionais do Brasil. In: Fragmentos de cultura; Goiânia, v.25, n.2, pp. 159-170, abril-junho, 2015.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993. Revista do Programa de Estudos Pós- Graduação em História e do Departamento de História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: principios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 4ª. Ed, 2002.

PEREIRA, Wilnes Martins. Arraial do Cabo seus contos e seus encantos. RJ: Hoffmann Editora, 2013.

PRADO, Simone Moutinho. Da anchova ao salário mínimo: uma etnografia sobre injunções de mudanças sociais em Arraial do Cabo. Niterói: EdUFF, 2002.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. SP: Martins Fontes, 1997.

REUTER, Yves. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002 (Enfoques, Letras).

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2ª Ed., 2012. 51-57.

TEDESCO, João C. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF, 2004.

_______________. Memória e cultura: o coletivo, o individual, a oralidade e fragmentos de memórias de nono. 1ª. Ed. Porto Alegre: EST, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE PESCA DE ARRAIAL DO CABO: A REMEMORAÇÃO E MEMÓRIAS/THE CONSTRUCTION OF NARRATIVES IN THE TRADITIONAL FISHING COMMUNITIES OF ARRAIAL DO CABO: REMEMBERING AND MEMORIES. (2020). Revista ECOS, 28(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4387