ENSINO E TECNOLOGIA: O TEXTO PELO DIGITAL/EDUCATION AND TECHNOLOGY: TEXT THROUGH DIGITAL

Autores

  • Cristiane Dias UNICAMP

Resumo

Coincide com a inscrição das tecnologias digitais na “ordem do mundo”, o início de um processo de inserção do digital na “ordem do conhecimento”. Nesse sentido, esse artigo busca refletir, da perspectiva da Análise de Discurso, sobre o modo como o digital afeta as fronteiras desse conhecimento, no que diz respeito a sua organização, mas também a prática de ensino em sala de aula, no que diz respeito a sua ordem. Sobre esse segundo aspecto, tomarei a noção de texto para mostrar um movimento de ressignificaçao do conhecimento pelo digital.

Biografia do Autor

Cristiane Dias, UNICAMP

Pesquisadora da Unicamp/Labeurb.

Referências

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.

LOVELUCK, Benjamin. Redes, liberdades e contrôle : uma genealogia política da internet. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis : Editora Vozes, 2018.

ORLANDI, Eni. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia.

Campinas: Ponte, 2012

______. A casa e a rua : uma relação política e social. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 693-703, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade> 2011.

______. O que é linguística? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

______. Análise de discurso: conversa com Eni Orlandi. In. BARRETO, Raquel Goulart. Teias. Rio de Janeiro, ano 7, n. 13-14, jan./dez., 2006.

______. Cidade dos sentidos. Campinas : Pontes, 2004.

______. Discurso e texto. Campinas: Pontes, 2001.

PECHEUX, M. Abertura do colóquio. In. CONEIN, Bernard., COURTINE, J.-J., GADET, F. MARANDIN, J.-M. PECHEUX, M. (orgs.) Materialidades discursivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. p. 23-29.

______. O discurso: estrutura e acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2008 [1983].

______. Papel da Memória. In: Achard, P. et. al. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

PECHEUX, Michel e FICHANT, Michel. Sobre a História das ciências. Trad. Francisco Bairrão. Lisboa : Editoria Estampa, 1971

PECHEUX, Michel et al. Apresentação da análise automática do discurso (1982). In. GADET, Françoisse e HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania Mariani et. al. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. p. 251-279.

Downloads

Publicado

19/03/2020

Como Citar

Dias, C. (2020). ENSINO E TECNOLOGIA: O TEXTO PELO DIGITAL/EDUCATION AND TECHNOLOGY: TEXT THROUGH DIGITAL. Revista ECOS, 28(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4390

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA