FANFICTION: POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COLABORATIVA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/FANFICTION: POSIBILIDADES DE LECTURA Y ESCRITURA COLABORATIVAS EN EL 9º AÑO DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma das etapas do desenvolvimento de um projeto de intervenção que propõe incentivar a leitura e a escrita a partir de textos digitais - a Fanfiction, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual em Cuiabá -MT, em uma tentativa de contribuir significativamente para a inovação e motivação dos alunos para essa prática que envolve os multiletramentos. Dessa forma, buscou-se estabelecer relações em diferentes perspectivas de letramentos, especialmente, a sócio histórica e a linguística. A proposta de trabalho iniciou-se a partir do conceito dos alunos sobre o que seja uma “boa leitura”, nessa direção, estabeleceu-se um canal para ampliar esse repertório e estimular a produção textual colaborativa. A escolha pela Fanfiction, uma nova forma de letramento on-line, aconteceu por ser uma prática comum entre os adolescentes que participam de uma comunidade virtual, pois além de ler histórias criadas por fãs de séries de TV, livros, filmes, mangás, bandas, etc., também comentam, curtem, seguem e interagem com os escritores e ou podem ser autores de suas próprias histórias.Downloads
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