A PRÁTICA DA LEITURA ESCOLAR, EM UMA ABORDAGEM TEÓRICA DA ANÁLISE DE DISCURSO/SCHOOL READING PRACTICE IN A THEORETICAL APPROACH TO DISCOURSE ANALYSIS
Resumo
Neste trabalho, propusemos apresentar como a teoria sustentou a proposta de intervenção produzida nas aulas de Língua Portuguesa, do 8º ano, do ensino fundamental. Valendo-nos de distintas práticas de leitura sobre a temática do consumismo, inscrevemo-nos nos domínios da Análise de Discurso fundada a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux na França e Eni Orlandi, no Brasil, da qual mobilizamos alguns conceitos teóricos como gestos de interpretação, formação discursiva, condições de produção, com o intuito de possibilitar, em nossa prática, um modo distinto aos alunos de compreensão sobre o funcionamento da língua, pelo discurso, no processo de produção do sentido. Interessou-nos mostrar aos estudantes que a linguagem tem uma opacidade constitutiva e que os sentidos não estão fixos ao texto, mas são produzidos no jogo das formações discursivas e que, o sujeito, é constantemente interpelado pela ideologia de forma determinada. Assim, construímos com os alunos um conhecimento diferente, através de uma proposição de intervenção sobre a temática do discurso do consumismo considerando os efeitos de sentido do discurso na sociedade.
Downloads
Referências
CORACINI, Maria José Rodrigues Faria (org). Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1999.
GREGOLIN, Maria do Rosario. Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. Revista Comunicação, mídia e consumo. São Paulo vol. 4, n. 11, p. 11-25 nov. 2007.
GRIGOLETTO, Marisa. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, Maria José (org.). Interpretação, Autoria de Legitimação do Livro Didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1999, pág. 67-77.
PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999, p. 48-62.
MOTTA, Ana Luiza Artiaga Rodrigues da; RENZO, Ana de. Escrita, sujeito leitor e escola: relações de poder. Revista Anpoll, América do Norte, 119, 12, 2014.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Ed. Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988.
_______. Discurso e Texto. Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
_______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4ª edição. Campinas: Pontes, 2004.