A NOMEAÇÃO DA CIDADE EM LIBRAS: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA/LA NOMINATION DE LA VILLE DANS LA LANGUE DE SIGNAL BRÉSILIENNE: UNE APPROCHE ENUNCIATIVE

Autores

  • Marta de Paula Vieira de Paula Vieira UNEMAT
  • Nilce Maria da Silva UNEMAT

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras - Cáceres/MT da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, que apresenta uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com os alunos surdos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon, em Vilhena/RO. O projeto objetiva a nomeação, em Língua Brasileira de Sinais/Libras, de locais da cidade de Vilhena e como produto deste trabalho, a produção de um glossário. Pelo viés dos estudos semântico-discursivos, a pesquisa fundamenta-se na Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães, em articulação com a Análise de Discurso, instituída por Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil, e com a História das Ideias Linguísticas. O objetivo desse trabalho é criar condições para que o aluno conheça os sinais dos locais da cidade de Vilhena, já consolidados pela comunidade surda, e nomeie os locais da cidade que ainda não possuem um sinal em Libras.

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Biografia do Autor

Marta de Paula Vieira de Paula Vieira, UNEMAT

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT- Cáceres e Mestra em Letras, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Unidade UNEMAT/Cáceres.

Nilce Maria da Silva, UNEMAT

Doutora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT- Cáceres.

Referências

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Vieira, M. de P. V. de P., & Silva, N. M. da. (2020). A NOMEAÇÃO DA CIDADE EM LIBRAS: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA/LA NOMINATION DE LA VILLE DANS LA LANGUE DE SIGNAL BRÉSILIENNE: UNE APPROCHE ENUNCIATIVE. Revista ECOS, 28(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4394

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA