IDENTIDADE, MÍDIA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: O CASO DO PERSONAGEM LUCA
Resumo
Este artigo busca analisar como um produto midiático pode influenciar na formação das identidades. Para tanto, traz como estudo de caso histórias em quadrinhos que apresentam o personagem Luca, um menino cadeirante que foi incorporado aos gibis da Turma da Mônica a partir de 2004. Discute ainda a formação das identidades na Contemporaneidade, tomando como base teórica Hall (2010),Bauman (2005) e Canclini (2010).Downloads
Referências
ACESSIBILIDADE. Revista de edição especial. Disponível em <http://turmadamonica.uol.com.br/institut/acessibilidade/capa.htm>. Acesso em: 23 jun 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BHABHA, Homi k. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
Constituição da República Federativa do Brasil DE 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/.htm>. Acesso em: 28 fev 2014.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. São Paulo: Editora Papirus, 2005.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do legendário cartunista.Tradução de Luís Carlos Borges e Alexandre Boide. 4 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Editora DP&A, 2010.
RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Preconceitos; volume 4).
SPIVAK, Gayatrihakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
VIVARTA, Veet (Org.). Mídia e deficiência. Série diversidades. Brasília: Andi, Fundação Banco do Brasil: 2003.
TURMA DA MÔNICA. Disponível em: < http://turmadamonica.uol.com.br/>. Acesso desde jun 2012.