APLICAÇÕES E ABRANGÊNCIAS DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO/THE APPLICATIONS AND SCOPE OF THE APPRAISAL SYSTEM IN LANGUAGEM TEACHING AND TEACHER EDUCATION: A DISCOURSE ANALYSIS OF DEAF STUDENTS IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Lucas Eduardo Marques Santos Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Luciane Guimaraes de Paula Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as aplicações e abrangências do Sistema de Avaliatividade - SA (Appraisal System) (Martin e White, 2005) no ensino de línguas e formação de professores. Para tanto, baseia-se no estudo de Ngo e Unsworth (2015) para discutir as contribuições do SA em outros temas, bem como, o ensino de línguas. Apresenta um esboço desse sistema, e também pesquisas que utilizam esse arcabouço teórico-metodológico na análise de corpora produzidos no contexto de ensino e formação de professores. Finalmente, mostra exemplos de análises do discurso de alunos surdos sobre o contexto escolar. Assim, almeja-se, também, contribuir para os estudos que se valem do SA e Sistêmico-Funcionais (Halliday, 1994) em que a linguagem é vista como uma prática social que está permeada por constantes avaliações.

Palavras-Chave: Sistema de Avaliatividade; Alunos Surdos; Formação de Professores; Linguística Sistêmico-Funcional.

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Biografia do Autor

Lucas Eduardo Marques Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (PPGEL) Professor e Intérprete de Libras da UFCAT.

Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Doutora em Linguística Aplicada pela PUCSP e Professora do PPGEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFCAT.

Luciane Guimaraes de Paula, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Doutora em Linguística Aplicada pela UFG e Professora da UALL – Unidade de Linguística e Literatura e Coordenadora do Centro de Línguas da UFCAT.

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Publicado

2021-01-02

Como Citar

Santos, L. E. M., Almeida, F. A. S. D. P., & Paula, L. G. de. (2021). APLICAÇÕES E ABRANGÊNCIAS DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO/THE APPLICATIONS AND SCOPE OF THE APPRAISAL SYSTEM IN LANGUAGEM TEACHING AND TEACHER EDUCATION: A DISCOURSE ANALYSIS OF DEAF STUDENTS IN HIGH SCHOOL. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5124

Edição

Seção

LINGUÍSTICA