APLICAÇÕES E ABRANGÊNCIAS DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO/THE APPLICATIONS AND SCOPE OF THE APPRAISAL SYSTEM IN LANGUAGEM TEACHING AND TEACHER EDUCATION: A DISCOURSE ANALYSIS OF DEAF STUDENTS IN HIGH SCHOOL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as aplicações e abrangências do Sistema de Avaliatividade - SA (Appraisal System) (Martin e White, 2005) no ensino de línguas e formação de professores. Para tanto, baseia-se no estudo de Ngo e Unsworth (2015) para discutir as contribuições do SA em outros temas, bem como, o ensino de línguas. Apresenta um esboço desse sistema, e também pesquisas que utilizam esse arcabouço teórico-metodológico na análise de corpora produzidos no contexto de ensino e formação de professores. Finalmente, mostra exemplos de análises do discurso de alunos surdos sobre o contexto escolar. Assim, almeja-se, também, contribuir para os estudos que se valem do SA e Sistêmico-Funcionais (Halliday, 1994) em que a linguagem é vista como uma prática social que está permeada por constantes avaliações.
Palavras-Chave: Sistema de Avaliatividade; Alunos Surdos; Formação de Professores; Linguística Sistêmico-Funcional.
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