O DISCURSO DO ‘EDUCAR PARA INTERNACIONALIZAR’ NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR-FB/THE ‘EDUCATE TO INTERNATIONALIZE’ DISCOURSE AT UTFPR-FB ENGINEERING COURSES

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Resumo

A internacionalização é uma realidade construída para discentes e nas universidades . Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas de mobilidade estudantil internacional (MEI) especificamente dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química oferecidos pelo câmpus Francisco Beltrão. Como metodologia adotamos o referencial da análise do discurso em Michel Foucault. Os resultados mostram que o discurso sobre a internacionalização produz verdades que fazem com que acadêmicos frequentem experiências no exterior como um imperativo para suas carreiras.

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Biografia do Autor

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Departamento de Humanidades (Dahum) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão

Professora colaboradora no programa de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão

Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lingnau, C. M., & Lingnau, R. (2022). O DISCURSO DO ‘EDUCAR PARA INTERNACIONALIZAR’ NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR-FB/THE ‘EDUCATE TO INTERNATIONALIZE’ DISCOURSE AT UTFPR-FB ENGINEERING COURSES. Revista ECOS, 33(2), 153–170. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5306

Edição

Seção

LINGUÍSTICA