O DISCURSO DO ‘EDUCAR PARA INTERNACIONALIZAR’ NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR-FB/THE ‘EDUCATE TO INTERNATIONALIZE’ DISCOURSE AT UTFPR-FB ENGINEERING COURSES

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Resumo

A internacionalização é uma realidade construída para discentes e nas universidades . Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas de mobilidade estudantil internacional (MEI) especificamente dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química oferecidos pelo câmpus Francisco Beltrão. Como metodologia adotamos o referencial da análise do discurso em Michel Foucault. Os resultados mostram que o discurso sobre a internacionalização produz verdades que fazem com que acadêmicos frequentem experiências no exterior como um imperativo para suas carreiras.

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Biografia do Autor

  • Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora do Departamento de Humanidades (Dahum) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão

    Professora colaboradora no programa de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão

  • Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor do Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

     

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

O DISCURSO DO ‘EDUCAR PARA INTERNACIONALIZAR’ NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR-FB/THE ‘EDUCATE TO INTERNATIONALIZE’ DISCOURSE AT UTFPR-FB ENGINEERING COURSES. (2022). Revista ECOS, 33(2), 153-170. https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5306