O GÊNERO EPIDÍTICO NA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS/THE EPIDICTIC GENRE IN GETÚLIO VARGAS’S TESTAMENT LETTER

Autores

  • José Adriano de Oliveira (PUC) ontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Resumo

Investigou-se a carta-testamento de Getúlio Vargas sob a perspectiva do gênero epidítico, nos estudos da nova retórica de Perelman. Na concepção do autor, o gênero epidítico permite uma identificação de acordos do orador com o auditório e a análise de elementos que serão apresentados para o público, contando com uma prévia aceitação do mesmo. O objetivo deste trabalho é identificar, de modo didático, por meio de perguntas elementares da retórica, os dois gêneros que se dialogam reciprocamente e as estratégias argumentativas que permitem a identificação do gênero escolhido.

Biografia do Autor

José Adriano de Oliveira (PUC), ontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Mestrando no programa de pós-graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC).

Referências

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação. A Nova Retórica. Tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica.- 1. Ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2017.

SKIDMORE, T.2010. Brasil: de Getúlio a Castello. Campinas. São Paulo: Companhia das Letras.

BELLOTO, H.L. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo/Imprensa Oficial, v.8,2002.

ADAM. Heimann, U.; MAINGUENEAU, D. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010.

Brasil. Presdidente (1931-1954: Getúlio Vargas). Discursos selecionados do Presidente Getúlio Vargas. – Brasília: FUNAG, 2009.

KOIFMAN, Fábio. Quixote nas trevas: o embaixador Souza Dantas e os refugiados do nazismo. Rio de Janeiro: Record, 2002.

ARISTÓTELES [384 – 322 a.C.]. Retórica. 2 ed., revista. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.

Downloads

Publicado

18/08/2021

Como Citar

Oliveira (PUC), J. A. de. (2021). O GÊNERO EPIDÍTICO NA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS/THE EPIDICTIC GENRE IN GETÚLIO VARGAS’S TESTAMENT LETTER. Revista ECOS, 30(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5695