O LIVRO DIDÁTICO COMO UM DINAMIZADOR DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE NATUREZA DINÂMICA, COMPLEXA E ADAPTATIVA/TEXTBOOK AS A DYNAMIZER OF ENGLISH TEACHING PRACTICES IN BASIC EDUCATION: A DYNAMIC, COMPLEX AND ADAPTIVE STUDY
Resumo
O Livro Didático é um importante suporte para o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem de língua, seja ele em formato impresso ou digital. Esse material surgiu como um mediador do ensino nos âmbitos educacionais, sendo usado desde 1960 como um mecanismo de (in)formação do professor e do aluno (SILVA, 2012, p. 817). Com o crescimento da utilização deste suporte didático, o MEC (Ministério da Educação) criou políticas de elaboração, seleção e distribuição gratuita de Livros Didáticos (LD), o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Atualmente eles são selecionados e distribuídos para os níveis fundamental e médio nas escolas públicas brasileiras. Tendo noção de que o LD de Língua Inglesa faz parte da composição dos materiais distribuídos nas escolas, este estudo de caráter tem como objetivo analisar uma coleção desse material, a fim de perceber, em que medida o LD de Língua Inglesa se configura como um dinamizador das práticas de ensino e de aprendizagem no âmbito da Educação Básica. Assim, inscritos na área da Linguística Aplicada, e acreditando no conceito de uma LA indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), vimos a pertinência de utilizar a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) para analisar e mostrar o funcionamento dinâmico Livro Didático de Língua Inglesa assume e instaura nos espaços de práticas de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Adiantamos que no decorrer da pesquisa foi possível verificar que o LD, posicionado como um agente do sistema dinâmico sala de aula, apresenta um funcionamento dinamizador que tem propriedades para complexificar o sistema da sala de aula, a partir de suas implicações teórico-metodológicas, que se refletem na postura do professor, em um ambiente de práticas sociais e de ensino-aprendizagem.
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Referências
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