A PERSONAGEM FEMININA EM “UMA DOSE DE CICUTA”, DO ESCRITOR AGNALDO RODRIGUES DA SILVA/THE FEMALE CHARACTER IN “UMA DOSE DE CICUTA”, BY WRITER AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
Resumo
Este texto analisa o conto “Uma dose de cicuta”, de Agnaldo Rodrigues da Silva, à luz das teorias de Antonio Candido. O conto foi publicado em 2011, em livro de título homônimo, pela editora Unemat. Trata-se de uma coletânea de 11 contos ficcionais que abordam vários temas sociais, entre os quais: a violência doméstica contra as mulheres, o parasitismo humano, desigualdades sociais, crises existenciais, inveja, cobiça, infidelidade, medo, culpa e morte. No conto escolhido para análise, será focada a temática da morte que, na narrativa, desempenha um papel fundamental para resolução de um problema socioexistencial.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo Sexo: Fatos e Mitos. 4º ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio (Org). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva. 2009.
PANIZZON, Mateus Savaris; COQUEIRO, Wilma dos Santos. Figuração da Prostituta no Romance Contemporâneo de Maria Valéria Rezende. VI SIES. S.d. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/sies/anais/PDF/GT-12/12.06.pdf, acesso em 05 Abril 2021, às 16 horas.
PIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. 5 ºed. São Paulo: Contexto, 2001.
ROBERTS, Nickie. As prostitutas na História. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 1998.
SILVA, Agnaldo Rodrigues. Dose de Cicuta. Cáceres: Editora Unemat, 2010.