SABERES E COMPETÊNCIAS NA LITERATURA PARA O SECRETARIADO/KNOWLEDGE AND ABILITY IN LITERATURE FOR THE SECRETARIAT

Autores

Palavras-chave:

Análise de conteúdo., Competências, Literatura, Saberes, Secretariado

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar os saberes e as competências demandadas aos(às) secretários(as) nas obras adotadas nos cursos das universidades federais, buscando-se analisar eventuais implicações para uma evolução do perfil profissional. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, delineada no âmbito da pesquisa bibliográfica. As análises, com abordagem qualitativa, foram desenvolvidas a partir da técnica da análise de conteúdo. Como resultados constatou-se que nas quatro décadas abarcadas pelos livros não se evidencia uma real evolução do perfil da profissão. O que se comprovou foi a adoção de ferramentas tecnológicas como inovação para as tarefas secretariais. O patamar evolutivo intentado pelos(as) autores(as) atinge, na verdade, a atualização de instrumentos tecnológicos para a rotina dos(as) secretários(as), mas não alcança um progresso significativo no fazer secretarial.

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Biografia do Autor

Kaique Lima Azevedo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Especialista em Gestão de Pessoas, Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado (GPISEC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rosimeri Ferraz Sabino, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutorado em Letras, Doutora em Educação, Docente na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Antônio Ponciano Bezerra, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutor em Letras, Doutor em Linguística, Docente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lima Azevedo, K., Ferraz Sabino, R., & Ponciano Bezerra, A. (2023). SABERES E COMPETÊNCIAS NA LITERATURA PARA O SECRETARIADO/KNOWLEDGE AND ABILITY IN LITERATURE FOR THE SECRETARIAT. Revista ECOS, 34(1), 173–195. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6311

Edição

Seção

LINGUÍSTICA