PARA A DEMOCRACIA, INTERVENÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA JÁ! UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA EM POSTS DO FACEBOOK/FOR DEMOCRACY, HISTORY TEACHER INTERVENTION NOW! A SEMANTIC-ENUNCIATIVE FACEBOOK POST ANALYSIS

Autores

  • Lívia Cristina de Souza Sigliani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adilson Ventura Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento. Professor de História. Intervenção militar. Político. Postagens do Facebook.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir por meio da análise de quatro posts compartilhados no Facebook, os sentidos do termo professor de História e Intervenção militar e como o político se configura nessas relações de sentido. Para tanto, utilizamos o aporte teórico da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que parte do pressuposto da enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir de uma relação do sujeito com a língua, sendo essa relação uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Os sentidos não são fixos, pois são constituídos na enunciação, e não são transparentes, pois o sujeito falante não tem controle sobre os sentidos daquilo que enuncia. Sendo assim, levantamos a hipótese de que os sentidos de professor de História e intervenção militar vão além da relação professor/aluno/conteúdo. Para corroborar com nossa hipótese observamos um conflito de sentidos que apontam para questões que estão além do ensino dos conteúdos de História, pois são sentidos que remetem a questões de caráter e princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Adilson Ventura, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Referências

BENITES, A; JIMÉNEZ, C. Bolsonaro invoca “intervenção militar” contra o STF e flerta com golpe. El País, 28 mai. 2020, Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-29/bolsonaro-invoca-intervencao-militar-contra-o-stf-e-flerta-com-golpe.html. Acesso em: 02 fev. 2021

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, v8, 1976.

CARDOSO, L. C.. 'Volta à Ditadura'? Retorno da Utopia Autoritária presente nas Memórias de Militares e Civis de 1964. Revista Contenciosa, v. 8, p. 1-11, 2018.

COELHO, E. Dissonâncias à esquerda: a POLOP, o Golpe e a Ditadura Militar. Revista Contenciosa, v. 8, p. 1-19, 2018.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes. 2002.

GUIMARÃES, E. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, 2009.

GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, Editora RG. 4 ed., 2010.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas-SP: Pontes, 2018.

SOUZA, D. S. Sentidos de impeachment no caso Dilma Rousseff: um estudo semântico. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin, Vitória da Conquista, 2019.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Sigliani, L. C. de S. ., & Ventura, A. . (2022). PARA A DEMOCRACIA, INTERVENÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA JÁ! UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA EM POSTS DO FACEBOOK/FOR DEMOCRACY, HISTORY TEACHER INTERVENTION NOW! A SEMANTIC-ENUNCIATIVE FACEBOOK POST ANALYSIS. Revista ECOS, 32(01), 227–241. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6391

Edição

Seção

LINGUÍSTICA