PARA A DEMOCRACIA, INTERVENÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA JÁ! UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA EM POSTS DO FACEBOOK/FOR DEMOCRACY, HISTORY TEACHER INTERVENTION NOW! A SEMANTIC-ENUNCIATIVE FACEBOOK POST ANALYSIS

Autores

  • Lívia Cristina de Souza Sigliani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adilson Ventura Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento. Professor de História. Intervenção militar. Político. Postagens do Facebook.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir por meio da análise de quatro posts compartilhados no Facebook, os sentidos do termo professor de História e Intervenção militar e como o político se configura nessas relações de sentido. Para tanto, utilizamos o aporte teórico da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que parte do pressuposto da enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir de uma relação do sujeito com a língua, sendo essa relação uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Os sentidos não são fixos, pois são constituídos na enunciação, e não são transparentes, pois o sujeito falante não tem controle sobre os sentidos daquilo que enuncia. Sendo assim, levantamos a hipótese de que os sentidos de professor de História e intervenção militar vão além da relação professor/aluno/conteúdo. Para corroborar com nossa hipótese observamos um conflito de sentidos que apontam para questões que estão além do ensino dos conteúdos de História, pois são sentidos que remetem a questões de caráter e princípios.

Biografia do Autor

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Adilson Ventura, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Referências

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

Sigliani, L. C. de S. ., & Ventura, A. . (2022). PARA A DEMOCRACIA, INTERVENÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA JÁ! UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA EM POSTS DO FACEBOOK/FOR DEMOCRACY, HISTORY TEACHER INTERVENTION NOW! A SEMANTIC-ENUNCIATIVE FACEBOOK POST ANALYSIS. Revista ECOS, 32(01), 227–241. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6391

Edição

Seção

LINGUÍSTICA