ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE “PANDEMIA” EM MEMES/ENUNCIATIVE STUDY ON “PANDEMIC” IN MEMES

Autores

  • Simone Carvalho Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Taisir Mahamudo Karim Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Reescrituração. Pertinência Enunciativa. Semântica. Pandemia. Atualidade. Memes.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT. Levando em consideração que no respectivo ano de 2020, fomos surpreendidos com uma pandemia mundial, onde inúmeras novas situações passaram a fazer parte da nossa rotina, nas quais tivemos que nos adaptar/reinventar, surgiram também novas palavras, significados e sentidos no nosso cotidiano, muitas destas, foram agregadas ao nosso vocabulário e passaram a ter pertinência enunciativa, devida à situação histórica, social e período prolongado da pandemia na qual estamos vivenciando. Temos como objetivo, nesta pesquisa, apresentar um estudo enunciativo da palavra “pandemia” das quais, pretendemos analisar o processo de produção/construção de sentido da mesma em memes corpus da pesquisa. 

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Biografia do Autor

Simone Carvalho Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Cáceres/MT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Taisir Mahamudo Karim, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor Doutor, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Cáceres.

Referências

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Carvalho Mendes, S., & Karim, T. M. (2023). ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE “PANDEMIA” EM MEMES/ENUNCIATIVE STUDY ON “PANDEMIC” IN MEMES. Revista ECOS, 34(1), 279–301. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6588

Edição

Seção

LINGUÍSTICA