ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE “PANDEMIA” EM MEMES/ENUNCIATIVE STUDY ON “PANDEMIC” IN MEMES
Palavras-chave:
Reescrituração. Pertinência Enunciativa. Semântica. Pandemia. Atualidade. Memes.Resumo
Este artigo foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT. Levando em consideração que no respectivo ano de 2020, fomos surpreendidos com uma pandemia mundial, onde inúmeras novas situações passaram a fazer parte da nossa rotina, nas quais tivemos que nos adaptar/reinventar, surgiram também novas palavras, significados e sentidos no nosso cotidiano, muitas destas, foram agregadas ao nosso vocabulário e passaram a ter pertinência enunciativa, devida à situação histórica, social e período prolongado da pandemia na qual estamos vivenciando. Temos como objetivo, nesta pesquisa, apresentar um estudo enunciativo da palavra “pandemia” das quais, pretendemos analisar o processo de produção/construção de sentido da mesma em memes corpus da pesquisa.
Downloads
Referências
BICHARA, Sarah. Brasileiros lidam com a quarentena fazendo memes na web; veja alguns. Acesso em: www.agazeta.com.br / Data de acesso: 11/07/2020.
DIAS, Luiz Francisco. Enunciação e Relações Linguísticas. Campinas: São Paulo, Pontes Editores, 2018.
GOMES, Tamiris. Memes reforçam ‘capacidade analgésica’ do humor em tempos de pandemia. Acesso em: www.catracalivre.com.br / Data de acesso: 11/07/2020.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: São Paulo, Pontes, 2ª edição, 2005.
_______. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, São Paulo, Pontes, 2018.
SAÚDE, Ministério da. Linha do tempo Coronavírus - Resposta nacional e internacional de enfrentamento ao novo coronavírus. Acesso em: www.coronavirus.saude.gov.br / Data de acesso: 05/08/2020.
SAÚDE, Sanar. Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. Acesso em: www.sanarmed.com / Data de acesso: 05/08/2020.