ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS

Autores

  • Delvânia Góes Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre.
  • Ana Antônia Assis Peterson Universidade Federal de Mato Grosso, Doutora.

Resumo

Neste estudo, apresentamos e discutimos alguns dos dados de pesquisa sobre crenças de professores de Inglês da escola pública, que atuam no Ensino Médio em Mato Grosso sobre o papel que os professores atribuem ao ensino de inglês nos dias de hoje e às suas próprias práticas pedagógicas. O principal objetivo do estudo foi identificar crenças que indicassem evidências semânticas de um contradiscurso em formação ou que mostrassem sentidos em favor da ressignificação do ensino público no Ensino Médio. O método empregado para registrar crenças se baseia no enunciados metafóricos para mostrar crenças nos discursos que circulam em determinadas esferas e entre certos grupos sociais. Crenças, nesse modelo de metáfora e construção subjetiva, são vistas como resultantes de um processo de atribuição e não como produtos verbais. Os resultados indicaram a formação de um contradiscurso à crença hegemônica de que a escola pública é lugar de um não ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS-PETERSON A. A. Fricções linguístico-culturais no escopo do

ensino e aprendizagem de inglês – Ouvindo e observando participantes da escola, família e comunidade. Projeto de Pesquisa (inédito), 2003.

ASSIS-PETERSON, A. A. Redes de conhecimento: conectando lares e salas de aula em torno do ensino de línguas (um estudo sobre crenças, discursos, práticas e ideologias de línguas estrangeiras). Projeto de Pesquisa (inédito), 2008.

ASSIS-PETERSON, A. A.; COX, M. I. P.; GÓES DOS SANTOS, D. A.

Crenças & Discursos: Aproximações. In SILVA, K. A. (Org.), Crenças,

Discursos & Linguagem. Vol. I. Campinas: Editora Pontes, 2010, p. 195-

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem.

a edição. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística

aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p.

-156, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências

recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas:

reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.;

SILVA, K. A. (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas:

Pontes, 2007, p. 27-69.

BARCELOS, A. M. F. ; KALAJA; P. Conclusion: Exploring possibilities

for future research on beliefs about SLA. In KALAJA, P.; BARCELOS,

A.M.F. (Eds.), Beliefs about SLA: New research approaches. Vol. 2. MA,

USA: Kluwer Academic Publishers, 2003, p. 231-238.

BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crencas

e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formacão de professores. Campinas: Pontes, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino

Fundamental: língua portuguesa. Brasília, Ministério de Educação,

Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília,

Ministério de Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica,1999.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília,

Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

DIAS, M. H. M. O lugar do inglês na escola pública: (des) crenças de atores da escola e da comunidade. Dissertação (Mestrado em Estudos de

Linguagem), Cuiabá, MT. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),

DIAS, M. H. M.; ASSIS-PETERSON, A. A. O inglês na escola pública:

vozes de pais e alunos. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, 2006, p. 107-128.

DEWEY, J. How we think. Lexington, MA: D. C. Heath, 1933.

DUFVA, H. Beliefs in dialogue: a Bakhtinian View. In: KALAJA, P.;

BARCELOS, A.M.F. (Eds.), Beliefs about SLA: New research approaches. MA, USA: Kluwer Academic Publishers, 2003, p.131-151.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

FELIX, A. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o

processo de aprender língua estrangeira. In ALMEIDA FILHO, J. C. P. de

(Org.), O professor de língua estrangeira em formação. 2 a ed. Campinas: Pontes, 2005, p. 93-109.

GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar inglês e aprender inglês na escola

de Ensino Médio e Fundamental – uma análise discursiva. Polifonia, n. 10, 2005, 159-175.

GÓES dos SANTOS, D.A. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de Inglês na atualidade: um estudo com professores do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Linguagens. Cuiabá, MT, 2010.

JORDÃO, C. M. The identity processes of EFL teachers in a Brazilian

context. Disponível em:

<http://ufpr.academia.edu/ClarissaJordao/Papers/1471676/The_identity_processes_of_EFL_teachers_in_a_Brazilian_context>. Acesso em: 02 de

agosto de 2012.

KALAJA, P. Research on Students’ Beliefs about SLA within a Discursive

Approach. In KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Beliefs about

SLA: New Research Approaches. Dordrecht/ Boston/London: Kluwer

Academic Publishers, 2003, p. 87-108.

KALAJA, P.; BARCELOS, A.M.F. (Eds.), Beliefs about SLA: New

research approaches. Vol. 2. MA, USA: Kluwer Academic Publishers, 2003.

KRAMSCH, C. Methaphor and the subjective construction of beliefs. In

KALAJA, P.; BARCELOS, A.M.F. (Eds.), Beliefs about SLA: New

research approaches. Vol. 2. MA, USA: Kluwer Academic Publishers, 2003, p. 109-128.

MADEIRA LOURENÇO, F.F. Crenças sobre o explícito construídas pelos

aprendizes de um novo idioma. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Campinas, SP. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2006.

ROCHA, C. H. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1a

a 4a séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. Dissertação

(Mestrado em Linguística Aplicada), Campinas, SP. Universidade Estadual

de Campinas (UNICAMP), 2006.

ROCHA, C. H. Um estudo exploratório sobre o ensino de inglês no

Fundamental I: Foco nas crenças dos participantes. In SILVA, K. A. (Org.), Crenças, Discursos & Linguagem. Vol. I. Campinas: Editora Pontes, 2010, p. 227-265.

SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão de Língua Inglesa nas séries iniciais: Quanto antes melhor? Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem), Cuiabá, MT. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2005.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Treinamento ou educação no ensino de

língua: escolha metodológica ou política? In: PAIVA, V. M., DUTRA, D &

MELLO H. (Org.), Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguística

Aplicada: a linguagem como prática social. Belo Horizonte: ALAB/FALE/UFMG, p. 1-15, 2002.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Referencial Curricular. Lições do Rio

Grande do Sul. Volume 1. Língua espanhola e inglesa, 127-180, 2009.

Disponível em http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/refer_curric.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 18 março de 2012.

SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Campinas, SP. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2005.

SILVA, K. A. Crenças no ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas: delimitando e atravessando fronteiras na lingüística aplicada brasileira. In SILVA, K. A. (Org.), Crenças, Discursos & Linguagem. Vol. I. Campinas:Editora Pontes, 2010, p. 21-101.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Santos, D. G., & Peterson, A. A. A. (2015). ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS. Revista ECOS, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/672

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA