ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS

Autores

  • Delvânia Góes Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre.
  • Ana Antônia Assis Peterson Universidade Federal de Mato Grosso, Doutora.

Resumo

Neste estudo, apresentamos e discutimos alguns dos dados de pesquisa sobre crenças de professores de Inglês da escola pública, que atuam no Ensino Médio em Mato Grosso sobre o papel que os professores atribuem ao ensino de inglês nos dias de hoje e às suas próprias práticas pedagógicas. O principal objetivo do estudo foi identificar crenças que indicassem evidências semânticas de um contradiscurso em formação ou que mostrassem sentidos em favor da ressignificação do ensino público no Ensino Médio. O método empregado para registrar crenças se baseia no enunciados metafóricos para mostrar crenças nos discursos que circulam em determinadas esferas e entre certos grupos sociais. Crenças, nesse modelo de metáfora e construção subjetiva, são vistas como resultantes de um processo de atribuição e não como produtos verbais. Os resultados indicaram a formação de um contradiscurso à crença hegemônica de que a escola pública é lugar de um não ensino.

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS. (2015). Revista ECOS, 13(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/672