POESIAS CANTAM NA INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Marly Gondim Cavalcanti Souza Doutora em Letras (UESPI).

Resumo

A música constitui o ponto de partida para o diálogo entre e na poligrafia poética de Walt Whitman, Antônio Francisco da Costa e Silva e Léopold Sedar Senghor. Sendo eles diferentes na época, abrangendo os séculos XIX e XX; na cultura: americana, brasileira, francesa e senegalesa; e na língua: inglês, português e francês, apresentam semelhanças no processo criativo quando solicitam o léxico sonoro-musical como elemento essencial de composição de suas obras. A música surge como uma alternativa prática de estudo e de análise comparada de obras literárias, fundada na relação interartística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACKÉS, Jean-Louis. Musique et littérature : essai de poétique

comparée. Paris : PUF, 1994.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das

Letras, 2000.

BRUNEL, P.; PICHOIS, Cl.; ROUSSEAU, A. M. O que é literatura

comparada? São Paulo: Perspectiva, 1995.

CAETANO, Santa Inês Pavinato. “O ensino de literatura: deficiências e

alternativas para mudar paradigmas”. In: FLORES, Onici Claro. Ensino

de língua e literatura: alternativas metodológicas. Canoas: Ed. ULBRA,

p. 97-108.

CAMLONG, André. Méthode d’analyse lexicalle textuelle et

discursive. Paris : Éditions Ophyrs, 1996.

_____. Lexicometrie. In: _____; BELTRAN, Thiérry. STABLEX

Version PC 2004. 1 CD-ROM. Distribuição Exclusiva: Pirus Tecnologia.

DA COSTA E SILVA. Poesias completas. 2. ed. Rio de Janeiro:

Livraria Editora Cátedra; Brasília: Instituto Nacional do Livro (MC),

p. 355 – 373.

_____. _____. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

HOEK, Leo. La marque du titre : dispositifs sémiotiques d’une pratique

textuelle. Paris-New York : Mouton Éditeur, 1981.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1996.

MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura

comparada à teoria da literatura. Lisboa: Edições 70, 1988.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: modulações póscoloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PIÉGAY-GROS, Nathalie. Introduction à intertextualité. Paris: Dunod, 1996.

SENGHOR, Léopold Sédar. Oeuvre poétique [complète]. 5. ed.

Nouvelle édition. Paris: Seuil, 1990.

SPIEGELMAN, Julia. Walt Whitman and music. The South Atlantic

Quarterly, Durham, North Carolina, v. 41, n. 2, p. 167 – 176, Apr. 1942.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

WHITMAN, Walt. The complete poems. Middlesex: Penguin Books, 1996.

_____. “Art-singing and heart-singing”. Broadway Journal. 29 nov.

ZAPPAROLI, Zilda Maria; CAMLONG, André. Do léxico ao discurso

pela informática. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2002.

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos. “Ensino da literatura: o lugar do texto literário”. In: _____ et al. Transformando o ensino de língua e literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. Capítulo3.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Souza, M. G. C. (2015). POESIAS CANTAM NA INTERCULTURALIDADE. Revista ECOS, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/700