POESIAS CANTAM NA INTERCULTURALIDADE
Resumo
A música constitui o ponto de partida para o diálogo entre e na poligrafia poética de Walt Whitman, Antônio Francisco da Costa e Silva e Léopold Sedar Senghor. Sendo eles diferentes na época, abrangendo os séculos XIX e XX; na cultura: americana, brasileira, francesa e senegalesa; e na língua: inglês, português e francês, apresentam semelhanças no processo criativo quando solicitam o léxico sonoro-musical como elemento essencial de composição de suas obras. A música surge como uma alternativa prática de estudo e de análise comparada de obras literárias, fundada na relação interartística.Downloads
Referências
BACKÉS, Jean-Louis. Musique et littérature : essai de poétique
comparée. Paris : PUF, 1994.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das
Letras, 2000.
BRUNEL, P.; PICHOIS, Cl.; ROUSSEAU, A. M. O que é literatura
comparada? São Paulo: Perspectiva, 1995.
CAETANO, Santa Inês Pavinato. “O ensino de literatura: deficiências e
alternativas para mudar paradigmas”. In: FLORES, Onici Claro. Ensino
de língua e literatura: alternativas metodológicas. Canoas: Ed. ULBRA,
p. 97-108.
CAMLONG, André. Méthode d’analyse lexicalle textuelle et
discursive. Paris : Éditions Ophyrs, 1996.
_____. Lexicometrie. In: _____; BELTRAN, Thiérry. STABLEX
Version PC 2004. 1 CD-ROM. Distribuição Exclusiva: Pirus Tecnologia.
DA COSTA E SILVA. Poesias completas. 2. ed. Rio de Janeiro:
Livraria Editora Cátedra; Brasília: Instituto Nacional do Livro (MC),
p. 355 – 373.
_____. _____. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
HOEK, Leo. La marque du titre : dispositifs sémiotiques d’une pratique
textuelle. Paris-New York : Mouton Éditeur, 1981.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1996.
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura
comparada à teoria da literatura. Lisboa: Edições 70, 1988.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: modulações póscoloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
PIÉGAY-GROS, Nathalie. Introduction à intertextualité. Paris: Dunod, 1996.
SENGHOR, Léopold Sédar. Oeuvre poétique [complète]. 5. ed.
Nouvelle édition. Paris: Seuil, 1990.
SPIEGELMAN, Julia. Walt Whitman and music. The South Atlantic
Quarterly, Durham, North Carolina, v. 41, n. 2, p. 167 – 176, Apr. 1942.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
WHITMAN, Walt. The complete poems. Middlesex: Penguin Books, 1996.
_____. “Art-singing and heart-singing”. Broadway Journal. 29 nov.
ZAPPAROLI, Zilda Maria; CAMLONG, André. Do léxico ao discurso
pela informática. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2002.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi dos. “Ensino da literatura: o lugar do texto literário”. In: _____ et al. Transformando o ensino de língua e literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. Capítulo3.