ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

  • Claudia Souza Teixeira IFRJ/Doutora em Letras Vernáculas.

Resumo

Este artigo trata de diferentes abordagens no ensino de gramática e dá destaque à “análise linguística” (AL). Mostra que a prática de AL é essencial no ensino de língua portuguesa, pois capacita o aluno a compreender os usos dos recursos linguísticos e a utilizá-los nos diversos gêneros textuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio.

Brasília: MEC, 2000.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro

e segundo ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação

Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro

e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação

Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: ___. O texto em

sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 59-79.

LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna. 2ed.

São Paulo: Ática, 1993.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto.

In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação

do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.

NÓBREGA, Maria José. Perspectivas para o trabalho com a análise linguística na escola.

In: AZEREDO, José Carlos. (org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino.

Petrópolis: Vozes, 2000. p. 74-86.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a

teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de

Letras, 1996.

______. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, JoãoWanderley. (org.).O

texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p.32-38.

TEIXEIRA, Claudia de Souza.; SANTOS, Leonor Werneck dos. Ensino de gramática:

abordagens, problemas e propostas. Livro dos minicursos do IX CNLF. Cadernos do CNLF,

v. IX, n. 5. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2005. p. 97-106. Disponível em: <http://www.filologia.

org.br/ixcnlf/5/09.htm>. Acesso em: 13 mar. 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática

no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA