A COMUNICAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DE APPRAISAL

Autores

  • Fabíola SARTIN Dutra Parreira Almeida (CEPEL-Nulite/UNEMAT)

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar dois fóruns on-line no intuito de verificar as ocorrências de avaliatividade presentes no discurso dos participantes. Para tanto, utilizará os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a comunicação mediada pelo computador, bem como o modelo a comunidade de investigação proposto por Garrison, et al. (2000); Garrison et al. , Rourke et al. (2001), Anderson et al. (2001). Nesta parte serão apresentadas as características gerais das Presenças (Social, Cognitiva e de Ensino), porém o enfoque será na Presença Social nos fóruns. No que refere a análise linguística, este estudo terá como suporte os pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994); Avaliatividade/Appraisal: Martin (2003); Hunston & Thompson (2000); Eggins & Slade (1997).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERSON, Terry, ROURKE, Liam, GARRISON, D. Randy & ARCHER, Walter. Assessing

Teaching Presence in a Computer Conferencing Context. Slogan C. Volume 5, Issue 2. 2001.

EGGINS, Suzanne. An introduction to systemic functional linguistics. London: Printer

Publishers, 1994.

EGGINS, Suzannne & SLADE, Diana. Analysing casual conversational. Cambridge:

Cassel, 1997.

GARRISON, D. Randy.; ANDERSON, Terry.; ARCHER, Walter. Critical inquiry in a text-based

environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher

Education. 2(2-3), 1-19, 2000.

______ Critical thinking and computer conferencing: a model and a tool to assess cognitive

presence. American Journal of Distance Education 15(1) 7-23, 2000.

HALLIDAY, Michael A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold

Publishers, 1994.

HUNSTON, Susan & THOMPSON, Geoff. Evaluation in text: authorial stance and the

construction of discourse. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MARTIN, Jim. R. & Rose, Diana. Working with discourse: meaning beyond the clause.

London: Continuum, 2003.

ROURKE, Liam; ANDERSON, Terry; GARRISON, D. Randy; ARCHER, Walter. 2001. Assessing

Social Presence in Asynchronous Text-Based Computer Conferencing. Journal of Distance

Education/Revue de l ’enseignement à distance.

Disponível em:

http://auspace.athabascau.ca:8080/dspace/bitstream/2149/732/1/Assessing%20

Social%20Presence%20In%20Asynchronous%20Text-based%20Computer%20Conferencing.

pdf

The Language of Attitude, Arguability and Interpersonal Positioning. The Appraisal

Website: Homepage disponível em: http://www.grammatics.com/appraisal/ acesso em:

/10/04.

Appraisal: An Overview: Introduction: the origins of the Appraisal framework. Attitude/Affect:

Introduction The three sub-types of Attitude: Affect, Judgment and Appreciation.

Affect

Attitude/Judgment: Judgment assessing human behavior

Attitude/Appreciation :Overview

Attitude/Appreciation 2: Distinguishing Appreciation from Judgment.

Disponíveis em:

http://www.grammatics.com/appraisal/AppraisalGuide/Framed/Frame.htm

Acesso em: 22/11/04.Acesso em: 22/11/04.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

A COMUNICAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DE APPRAISAL. (2015). Revista ECOS, 11(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/725