MEMÓRIAS FAMILIARES E DESCONHECIDAS EM A TRISTEZA EXTRAORDINÁRIA DO LEOPARDO-DAS-NEVES, DE JOCA REINERS TERRON/FAMILY AND UNKNOWN MEMORIES IN A TRISTEZA EXTRAORDINÁRIA DO LEOPARDO-DAS-NEVES, BY JOCA REINERS TERRON
Palavras-chave:
Memória. Família. Narrativa. A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves. Joca Reiners Terron.Resumo
Este artigo tem como objetivo uma análise do romance A tristeza extraordinária do Leopardo-das-Neves, de Joca Reiners Terron. O romance de Terron traz diversas histórias que se interconectam em meio a uma ambientação de suspense e horror para criar um enredo que constrói uma história familiar, o que torna o romance interessantíssimo, pois o autor escreve uma narrativa de policial. Eurídice Figueiredo (2016, p. 81), afirma que, “Para Viart [...] a narrativa de filiação desloca a investigação da interioridade em favor da anterioridade”, para conhecer-se a si, o narrador precisa conhecer a genealogia de sua própria família, a vida de todos. Em nossa leitura buscamos compreender como o romance interconecta as personagens por meio da investigação policial do crime cometido no passeio pelo Nocturama e as relações que estas personagens e histórias tão díspares entre si revelam ao narrador, o escrivão, parte oculta de sua história familiar. Assim, nos centraremos mais especificamente em três personagens do romance: o escrivão, o pai e a criatura, e em menor grau, nos ateremos também às outras personagens que incorporam o texto, quando estas auxiliarem nas revelações da história familiar contada no romance, assim como na composição do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e as ondas migratórias que o formaram, algo que é recuperado por Terron na obra que servem de pano de fundo à narrativa familiar da obra.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. La vida narrada: memoria, subjetividade y política. Villa María: Eduvim, 2018.
BERND, Zilá. A persistência da memória. Porto Alegre: BesouroBox, 2018.
FIGUEIREDO, Eurídice. A narrativa de filiação de escritores judeus brasileiros. In.: CHIARELLI, Stefania (org.); OLIVEIRA NETO, Godofredo de. Falando com estranhos: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso do Collège de France (1974-1975). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp.65-82. Acessado em 05 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pc/v20n1/05.pdf.
TERRON, Joca Reiners. A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.