A BIBLIOTECA INTERIOR COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DA LITERATURA/THE MENTAL LIBRARY AS A CONTEMPORARY PRACTICE THE TEACHING OF LITERATURE
Resumo
Considerando a biblioteca íntima do leitor como uma apropriação singular, um espaço estruturante para o desenvolvimento da linguagem estética, procuramos elaborar dispositivos para o ensino de uma leitura literária que acolhe as emoções sentidas do sujeito-leitor. Desse modo, propomos reflexões sobre os posicionamentos subjetivos convenientes para solicitar aos alunos uma tomada de consciência de suas emoções sentidas durante o processo de apropriação da leitura de textos literários. Apoiando-nos em teorias contemporâneas sobre o ensino da Literatura, este artigo, apresenta uma análise qualitativa dos resultados de uma entrevista de explicitação da leitura das obras Diário de um Banana (2012) de Kinney e Os Miseráveis (2012) de Hugo, feitas por um jovem leitor do oitavo ano de uma escola particular do Recife. Resultados apontaram que a explicitação das emoções sentidas pelo sujeito-leitor esclarece atitudes leitoras antes ignoradas sobre o vivido da leitura.
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Referências
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