A BIBLIOTECA INTERIOR COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DA LITERATURA/THE MENTAL LIBRARY AS A CONTEMPORARY PRACTICE THE TEACHING OF LITERATURE

Autores

  • Rosiane Xypas Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Resumo

Considerando a biblioteca íntima do leitor como uma apropriação singular, um espaço estruturante para o desenvolvimento da linguagem estética, procuramos elaborar dispositivos para o ensino de uma leitura literária que acolhe as emoções sentidas do sujeito-leitor. Desse modo, propomos reflexões sobre os posicionamentos subjetivos convenientes para solicitar aos alunos uma tomada de consciência de suas emoções sentidas durante o processo de apropriação da leitura de textos literários. Apoiando-nos em teorias contemporâneas sobre o ensino da Literatura, este artigo, apresenta uma análise qualitativa dos resultados de uma entrevista de explicitação da leitura das obras Diário de um Banana (2012) de Kinney e Os Miseráveis (2012) de Hugo, feitas por um jovem leitor do oitavo ano de uma escola particular do Recife. Resultados apontaram que a explicitação das emoções sentidas pelo sujeito-leitor esclarece atitudes leitoras antes ignoradas sobre o vivido da leitura.

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Biografia do Autor

  • Rosiane Xypas, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

    Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora Adjunta de Letras-Francês (Licenciatura) na Graduação e da Pós-graduação PROFLETRAS e PPGE.

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Publicado

2020-03-18

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

A BIBLIOTECA INTERIOR COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DA LITERATURA/THE MENTAL LIBRARY AS A CONTEMPORARY PRACTICE THE TEACHING OF LITERATURE. (2020). Revista ECOS, 27(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4370