EL OJO, LA LENTE: UM ESTUDO SOBRE “ESTRICTAMENTE NO PROFESIONAL” DE JULIO CORTÁZAR
Resumo
Neste trabalho, proponho apresentar as relações entre o texto de Julio Cortázar, “Estrictamente no profesional”, e as fotografias de Sara Facio e Alicia D’Amico. O texto e as fotografias em questão fazem parte do livro Territorios, de Julio Cortázar (primeira edição de 1978). Este livro (qualificado pelo autor como almanaque) é composto por textos criados a partir de várias obras de artes (pintura, dança, fotografia, gravura, escultura) de diferentes artistas, numa tentativa de estabelecer um diálogo com estas obras, por consonância ou dissonância, por aproximação ou distanciamento. Não há unidade neste agrupamento de textos “[...] en el que cada página es uma isla de total soledad, de irreparable incomunicación [...]” (CORTÁZAR, 1992, p. 96) mas, especialmente no texto objeto deste estudo, o autor desenvolve uma reflexão aguda sobre a tênue fronteira que pode existir entre a loucura e a sanidade. Esta reflexão propõe reavaliar o que é a loucura, com uma argumentação sempre voltada para o pensamento sobre a América Latina, imprescindível ao escritor.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida
lesada. Trad. Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio
Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BESSA, Pedro Pires. A civilização da imagem em Julio Cortázar. In:
Anuário Brasileño de Estudios Hispánicos. Brasília: Consejería de
Educación de la Embajada de la España, 1993. 3 v.
CORTÁZAR, Julio. Territorios. 5. ed. México: Siglo Veintiuno, 1992.
______. Obra crítica/1. Org. Saúl Yurkievich. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1998.
______. Obra crítica/2. Org. Jaime Alazraki. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1999.
______. As armas secretas. Trad. Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2010.
______. Histórias de cronópios e de famas. Trad. Gloria Rodríguez. São
Paulo: Círculo do Livro, [s.d.].
DOLEZEL, Lubomir. Mímesis y mundos posibles. In: DOMÍNGUEZ,
Antonio Garrido (Org.). Teorías de la ficción literaria. Madrid:
Arco/Libros, 1997.
FACIO, Sara; D’AMICO, Alicia; CORTÁZAR, Julio. Humanario. Buenos
Aires: La Azotea, 1976.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar
e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão.
São Paulo: EDUSP, 1997.
NASCIMENTO, Jorge Luis do. A cidade e seus homens: representações
da urbe em Julio Cortázar. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e
Literatura Hispânica) – Programa de Pós-Graduação em Letras,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
PICÓN GARFIELD, Evelyn. Lo maravilloso en la realidad cotidiana. In:
LASTRA, Pedro (Org.). Julio Cortázar. Madrid: Taurus, 1982.