As formações imaginárias acerca da educação oferecida no sistema penitenciário

Autores

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa qualitativa, realizada através de gravações, a qual teve o intuito de investigar as formações imaginárias presente na educação oferecida no sistema penitenciário. Foram entrevistados dois grupos distintos ligados à educação. Procuramos identificar no discurso dos entrevistados alguma evidência discriminatória em relação ao grupo de estudantes do sistema carcerário, assim como, o efeito produzido pela educação na ressocialização desses sujeitos. O papel da escola dentro do sistema penitenciário é tratado como uma forma de reintegrar aquele que cometeu um crime perante a sociedade. Portanto, a educação se faz necessária na vida do reeducando, enquanto formadora de uma sociedade. Utilizamos como aporte teórico autores da Análise do Discurso e autores que discutem a educação penitenciária.

 

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Biografia do Autor

  • Catichilene Gomes de Sousa , UNEMAT

    Graduada em Letras (2010)  e Pós – Graduanda (2011) pela UNEMAT

  • Débora Wanessa Eskelsen de Sunti , UNEMAT

    Graduada em Pedagogia (2010),  Pós – Graduanda (2011) e Graduanda em Letras (2011) pela UNEMAT

Referências

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

As formações imaginárias acerca da educação oferecida no sistema penitenciário. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(09). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11320