As formações imaginárias acerca da educação oferecida no sistema penitenciário
Resumen
Este artigo é resultado da pesquisa qualitativa, realizada através de gravações, a qual teve o intuito de investigar as formações imaginárias presente na educação oferecida no sistema penitenciário. Foram entrevistados dois grupos distintos ligados à educação. Procuramos identificar no discurso dos entrevistados alguma evidência discriminatória em relação ao grupo de estudantes do sistema carcerário, assim como, o efeito produzido pela educação na ressocialização desses sujeitos. O papel da escola dentro do sistema penitenciário é tratado como uma forma de reintegrar aquele que cometeu um crime perante a sociedade. Portanto, a educação se faz necessária na vida do reeducando, enquanto formadora de uma sociedade. Utilizamos como aporte teórico autores da Análise do Discurso e autores que discutem a educação penitenciária.
Descargas
Referencias
CARRREIRA, Denise. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/pdfs/relatorioeducacaoonasprisoesfinal.pdf
>> acessado em 17 de setembro de 2011.
ORGANIZAÇÔES DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos – adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral, de 10 de dezembro de 1948.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm >> acessado em 19 de setembro de 2011.
NEVES, R. A. DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Vol. 1, n° 2. UNIrevista: abril 2006. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf >> acessado em: 19 de setembro de 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. – Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. LAGAZZI-RODRIGUES, S. Introdução às ciências da linguagem – Discurso e Textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2006.
RENZO, A. M. Liceu Cuiabano: Língua Nacional, Religião e Estado. In: ORLANDI, Eni Puccinelli & GUIMARÃES, Eduardo. Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das idéias linguísticas. – Campinas, SP: Pontes, 2002.
Resolução CNE/CEB n° 2/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de maio de 2010, Seção 1, p.20.