O trajeto educacional de indivíduos com necessidades especiais em meio a políticas inclusivas
Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar meios impostos por políticas inclusivas que auxiliaram a trajetória educacional de estudantes com certas dificuldades como deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou até mesmo como altas habilidades/superdotação. Tendo por foco debater o Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008, correspondente às Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica e a Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 também conhecia como Lei de Cotas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 23 dez. 2022.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica. Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em 23 dez. 2022.
Brasil. Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Acesso em 23 dez. 2022.
CAMARGO, S. P. H. e BOSA, C. A. “Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura”. Psicologia & Sociedade. v.21, n: 1, p. 65-74, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/KT7rrhL5bNPqXyLsq3KKSgR/?lang=pt
Acesso em 23 dez. 2022.