A aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, com ênfase na obra Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Verissimo
Resumo
O artigo propõe debater a respeito da aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, na tentativa de se atenuar a atual defasagem na prática de leitura por prazer de um público infantil e jovem. Utilizando como objeto de análise a obra Comédias para se Ler na Escola de Luís Fernando Verissimo, uma sequência de crônicas selecionadas por Ana Maria Machado que trazem como objetivo o despertar no público infantojuvenil o prazer e a paixão pela leitura, e assim o desenvolvimento de novos leitores por meio de um auto teor cômico em conjunto com uma linguagem simples
Downloads
Referências
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Editora Objetiva: 2002.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo; tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.