A aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, com ênfase na obra Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Verissimo

Autores

  • Alessandro Ferreira de Araujo UNEMAT

Resumo

O artigo propõe debater a respeito da aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, na tentativa de se atenuar a atual defasagem na prática de leitura por prazer de um público infantil e jovem. Utilizando como objeto de análise a obra Comédias para se Ler na Escola de Luís Fernando Verissimo, uma sequência de crônicas selecionadas por Ana Maria Machado que trazem como objetivo o despertar no público infantojuvenil o prazer e a paixão pela leitura, e assim o desenvolvimento de novos leitores por meio de um auto teor cômico em conjunto com uma linguagem simples

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Ferreira de Araujo , UNEMAT

Recém Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitários de Pontes e Lacerda.

Referências

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Editora Objetiva: 2002.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo; tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Ferreira de Araujo , A. (2023). A aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, com ênfase na obra Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Verissimo. Revista Fronteira Digital, 1(10). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11400