A aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, com ênfase na obra Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Verissimo

Autores/as

  • Alessandro Ferreira de Araujo UNEMAT

Resumen

O artigo propõe debater a respeito da aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, na tentativa de se atenuar a atual defasagem na prática de leitura por prazer de um público infantil e jovem. Utilizando como objeto de análise a obra Comédias para se Ler na Escola de Luís Fernando Verissimo, uma sequência de crônicas selecionadas por Ana Maria Machado que trazem como objetivo o despertar no público infantojuvenil o prazer e a paixão pela leitura, e assim o desenvolvimento de novos leitores por meio de um auto teor cômico em conjunto com uma linguagem simples

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alessandro Ferreira de Araujo , UNEMAT

    Recém Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitários de Pontes e Lacerda.

Referencias

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Editora Objetiva: 2002.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo; tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

A aplicação de textos literários dedicados ao desenvolvimento de novos leitores, em metodologias educacionais, com ênfase na obra Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Verissimo. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(10). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11400