O ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação básica: dificuldades e anseios dos alunos no nível médio

Autores

  • Amanda Braz Santos UNEMAT

Resumo

A aprendizagem de uma nova língua requer empenho, dedicação e cuidados pelo aluno, Estado e pelas escolas públicas para que seja realizado um ensino e aprendizagem de maneira satisfatória, com objetivo de desenvolver no aprendiz habilidades e conhecimentos da Língua Inglesa. Dessa forma, este trabalho pretende investigar e analisar as dificuldades e os anseios no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública através dos resultados obtidos no questionário aplicado aos alunos do ensino médio. Nós também enfatizamos a importância do ensino da língua inglesa, esclarecendo que este estudo produz competências para além das profissionais. Para a realização da análise, nos baseamos nos estudos de Almeida Filho (1987; 2003), Oliveira (2014), Minayo (2002), a pesquisa de British Council (2015) entre outros autores que contribuíram nas discussões. Como resultados, o ensino necessita de atenção nos recursos ofertados, na formação dos professores e na exposição da importância do ensino de Língua Inglesa para os aprendizes e também para os docentes, assim, esta pesquisa também contribui para futura investigações no campo dessa língua sob a perspectiva de LA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Braz Santos, UNEMAT

    Graduada na Universidade do Estado De Mato Grosso Campus Universitário de Pontes e Lacerda - Licenciatura Plena em Letras.

Referências

Almeida Filho, J. C. P de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993.

Almeida Filho, J. C. P de. Maneiras de Compreender Linguística Aplicada. Linguística Aplicada – Ensino de Línguas e Comunicação. São Paulo: Pontes Editores e ArteLíngua, 2003, p. 23 - 35.

Brasil. Lei nº 12.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Dispõe sobre a oferta da língua inglesa na educação básica [...]. Brasília, DF, [2009]. Disponível em > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm< Acesso em: 10 de out. 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017.

British Council. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2015. Disponível em:. > chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf < Acesso em 30 ago. 2022.

CelanI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. Linguística Aplicada: da Aplicação da Linguística à Linguística Transdisciplinar. São Paulo: Educ, 1992.

Dias, Luzia Schalkoski; GOMES, Maria Lúcia De Castro. Estudos Linguísticos: dos Problemas Estruturais aos Novos Campos de Pesquisa. [S.l.] InterSaberes, 2ª ed. 2015.

Juca, R. W. de Q. A Língua Inglesa no Ensino Secundário Brasileiro: 1838-1930. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado. Curitiba: 2010. Disponível em > chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1371/2/A%20LINGUA%20INGLESA.pdf< Acesso em 06 de out. de 2022

Leffa, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, Apliesp,n.4, p.13-24, 1999. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br /textos/trabalhos/oensle.pdf>. Acesso em: 10 out. de 2022.

Oliveira, Luciano Amaral. Métodos de Ensino de Inglês: teorias, práticas, ideologias. 1 ed. São Paulo: Parábola: 2014.

Oliveira, Luciano Amaral. Ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na escola pública. In: LIMA, Diógenes (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola: 2009. p. 21-90.

Paiva, V.M.O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. Disponível em >https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15628/9815< Acesso em: 07 de nov. de 2022.

Rajagopalan, Kanavillil. Por Uma Linguística Crítica: Linguagem, Identidade e Questão Ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

O ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação básica: dificuldades e anseios dos alunos no nível médio. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(11). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11976