O Novo ‘Normal’ Dentro das Escolas Diante do Quadro de Pandemia

Autores

  • Andressa Salerno UNEMAT
  • Meykson Alves Fernandes de Araújo UNEMAT
  • Vanessa Fabíola Silva de Faria UNEMAT

Resumo

Este trabalho apresenta relato de experiência no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de explorar as possibilidades e limitações do ensino remoto com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Motivados pelo grande número de fake News circulando neste período pandêmico, optamos por abordar o gênero jornalístico notícia, a fim de levarmos os alunos a distinguir uma notícia verdadeira de uma fake news. Para tanto, mobilizamos plataformas digitais para as aulas online e para a criação de atividades e jogos didáticos. A experiência nos demostrou a necessidade de se repensar e criar novos mecanismos de ensino na modalidade remota, nos fazendo utilizar as ferramentas que temos a nosso favor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Salerno , UNEMAT

Aluna do curso de Licenciatura em Letras – Unemat – Sinop. Residente do Programa de residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Meykson Alves Fernandes de Araújo , UNEMAT

Aluno do curso de Licenciatura em Letras – Unemat – Sinop. Residente do Programa de residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Vanessa Fabíola Silva de Faria, UNEMAT

Professora Sinop

Referências

AGUIAR, Ana Graziela. Mulheres têm conquistas, mas caminho ainda é longo para igualdade. Agencia Brasil, 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-02/mulheres-tem-conquistas-mas-caminho-ainda-e-longo-para-igualdade > acesso em: 04/03/2021

CHAGURI, Luiz Felipe. Como a mecânica mudou a vida de uma mulher. Icarros, 2021. Disponível em: <https://www.icarros.com.br/noticias/geral/como-a-mecanica-mudou-a-vida-de-uma-mulher-/28945.html> acesso em: 04/03/2021

G1 Sorocaba e Região. Novo ônibus rosa inicia atendimento às mulheres em Sorocaba nesta segunda-feira. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/10/04/novo-onibus-rosa-inicia-atendimentos-as-mulheres-em-sorocaba-nesta-segunda-feira.ghtml > acesso em 04/03/2021

REIS, Ana; VENDRAMINI, Tereza. A importância das TICs e da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ 2016. Programa de pós-graduação em Comunicação Social.

SAFATEC. Ferramentas digitais.http:// www. Home - Safetec acesso em:

de março de 2021

ZABALA, A. A Prática educativa. Como Ensinar. São Paulo: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Salerno , A., Alves Fernandes de Araújo , M., & Fabíola Silva de Faria, V. (2023). O Novo ‘Normal’ Dentro das Escolas Diante do Quadro de Pandemia. Revista Fronteira Digital, 1(12). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/12019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)