A Adaptabilidade do Ensino Remoto: Uma Vivência da Prática Docente no Período de Pandemia
Abstract
Este trabalho trata das experiências teóricas e práticas vivenciadas na Oficina Online de Língua Portuguesa, com foco em interpretação e produção textual, no âmbito Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Capes. O público alvo foi composto por alunos dos 6º, 8º e 9º anos da E.E. Zeni Vieira. As aulas e todas as interações e avaliações realizadas culminaram nos resultados e reflexões aqui apontados com o intuito de relatar as vivências didáticas em um inédito cenário pandêmico por graduandos do curso de Licenciatura em Letras. O projeto é teoricamente apoiado por Cosson (2006), Geraldi (1984) e Paes e Freitas (2020). Utilizamos as plataformas digitais do Google Meet, Whatsapp e Google Forms para ministrar o conteúdo proposto, solucionar dúvidas e realizar avaliações de aprendizagem, respectivamente. Unindo a preparação teórica, a prática didática e a análise do momento globalmente vivenciado, pode-se concluir como o ensino é, como de costume, um dos mais afetados em tempos de crise.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
PAES, Francisco Cleyton de Oliveira. FREITAS, Samya Semião. Trabalho docente em tempos de isolamento social: uma análise da percepção do uso das tecnologias digitais por professores da educação básica pública. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.2, 2020. p. 129 - 149. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index. php/linguagememfoco/article/ view/4050.> Acesso em: 08/12/2020