Conteúdos de Língua Portuguesa Gamificados: Um Relato de Experiência na Residência Pedagógica

Autores/as

  • Ana Caroline Donato UNEMAT
  • Tiarle Jaqueline Carvalho de Lima UNEMAT
  • Vanessa Fabíola Silva de Faria UNEMAT

Palabras clave:

Gamificação, Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e produção de textos, Residência Pedagógica

Resumen

Este trabalho relata a experiência desenvolvida no âmbito das atividades do programa Residência Pedagógica, com o objetivo de apresentar nossas reflexões a respeito da experiência conduzida, sobre o desempenho e engajamento dos alunos em atividades de leitura e produção de resumos a partir da elaboração de jogos em ambientes digitais. Devido a pandemia mundial do COVID-19, muitos setores da sociedade tiveram que alterar sua maneira de funcionamento. Uma das instituições que mais foi atingida com essa situação, foi a escolar e, neste cenário, o professor, como mediador do conhecimento, teve que se adaptar a essas mudanças e trabalhar com o ensino remoto, através de videoaulas e aulas online. Trata-se de um trabalho de pesquisa-intervenção, assentada nas bases teórico-metodológicas da pesquisa intervencionista com a proposta de ação transformadora sobre uma determinada realidade, no caso, a ação pedagógica em contexto pandêmico.

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Biografía del autor/a

  • Ana Caroline Donato, UNEMAT

    Egressa do curso de Licenciatura em Letras da Unemat/Sinop – Residente do |Programa de Residência pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

  • Tiarle Jaqueline Carvalho de Lima, UNEMAT

    Egressa do curso de Licenciatura em Letras da Unemat/Sinop – Residente do |Programa de Residência pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020 – Mestranda do PPGLetras Unemat/Sinop

  • Vanessa Fabíola Silva de Faria , UNEMAT

    Professora do Curso de Licenciatura em Letras – Unemat/ Sinop – Coordenadora de área do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Referencias

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STUDART, N. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Uberlândia: Sociedade Brasileira de Física, São Paulo, 2015

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Conteúdos de Língua Portuguesa Gamificados: Um Relato de Experiência na Residência Pedagógica. (2023). Revista Fronteira Digital, 1(11). https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/12003

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