A SUBSTITUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PELO SISTEMA APOSTILADO MAXI NO ENSINO PÚBLICO EM MATO GROSSO:  UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM FOCO NO PREDICADO

Authors

  • ALINE SCHUMACHER GUEDES UNEMAT
  • Ana Maria Macedo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13007

Keywords:

Gramática; Uso; Apostila; Livro Didático; Predicados.

Abstract

Este artigo teve como objetivo analisar o ensino de predicados no 8º ano do Ensino Fundamental em Mato Grosso. Para tanto, discutimos o ensino de predicados em dois materiais didáticos: livro didático e a nova apostila do Sistema Estruturada de Ensino Maxi, implantada nas escolas estaduais em 2022.  Como suporte teórico partimos de Possenti (2012) e Neves (2013), que discutem a relação entre gramática e uso, e os tipos de gramáticas. Para tratar dos predicados numa abordagem tradicional e numa descritiva partimos de Cunha e Cintra (2017) e Neves (2018). Por se tratar de um objeto de ensino, observamos também como o assunto é tratado na BNCC. A partir deste referencial fizemos uma análise dos materiais didáticos e, assim, discutimos se o ensino por meio da apostila, comparado ao livro didático, apresentou significativas mudanças e/ou melhorias, analisando se este ensino aconteceu de forma mais consistente ou não.

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Author Biographies

  • ALINE SCHUMACHER GUEDES, UNEMAT

    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2022). Atualmente é Professora da rede pública do Estado de Mato Grosso.

  • Ana Maria Macedo, UNEMAT

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Araraquara (2017). Atualmente é Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Pontes e Lacerda.

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Published

2025-05-19

How to Cite

SCHUMACHER GUEDES, A., & Maria Macedo, A. . (2025). A SUBSTITUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PELO SISTEMA APOSTILADO MAXI NO ENSINO PÚBLICO EM MATO GROSSO:  UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM FOCO NO PREDICADO. Revista Fronteira Digital, 1(13), 43-58. https://doi.org/10.30681/fd.v1i13.13007