ATO DE LER, ESCREVER E SABER INTERPRETAR: LEGADOS DA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPq

Autores

  • Lídia Gabriela Missassi Carrara Iniciação Cientifica Júnior do CNPq
  • Luiz Felipe da Silva Iniciação Cientifica Júnior do CNPq
  • Ana Claudia Taube Matiello Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Palavras-chave:

Leitura. Agroecologia. Educação rural.

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a importância do hábito da leitura e da escrita no contexto do projeto da Olimpíada Nacional e Mostra Científica, que almeja a premiação de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq 2023, evidenciando a relevância do projeto e o impacto no desenvolvimento intelectual dos jovens. Como metodologia, empregamos a análise de referências bibliográficas e a observação participante. Como resultado, os bolsistas compartilharam seus relatos de experiência e vivências, contribuindo significativamente para ressaltar a importância da prática da leitura e escrita. Assim, reconhecemos a necessidade de promover projetos que englobem esse tipo de atividade para perpetuar o conhecimento por meio da escrita e da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Gabriela Missassi Carrara, Iniciação Cientifica Júnior do CNPq

Ex-Bolsista de Iniciação Cientifica Júnior do CNPq.

Luiz Felipe da Silva, Iniciação Cientifica Júnior do CNPq

Bolsista de Iniciação Cientifica Júnior do CNPq.

Ana Claudia Taube Matiello, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Mestre em Geografia e bolsista CAPES pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Referências

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia. Escrita acadêmica [recurso eletrônico]: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

SÁ, Maria Aparecida Munin de; MONICI, Sandra Cristina Borges; CONCEIÇÃO, Márcio Magera. A importância do projeto de extensão e o impacto que ele tem no processo formativo dos estudantes universitários. Revista Científica Acertte. v.2, n.3, 2022.

SILVA, Luiz Felipe da Silva et al. Estratégias de segurança alimentar na Escola Estadual Rui Barbosa em Alta Floresta, MT. Revista de Comunicação Científica, RCC, jan./abr., vol. I, n. 14, p. 29-40, 2024. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/ rcc/article/view/12068/8244>. Acesso em: 10 jan. 2024.

Recebido: 02/02/2024

Aprovado: 07/03/2024

Publicado: 28/04/2024

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Carrara, L. G. M., Silva, L. F. da, Matiello, A. C. T., & Pereira, L. da C. P. (2024). ATO DE LER, ESCREVER E SABER INTERPRETAR: LEGADOS DA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPq. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(5). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12463

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)