SOBRE TENDÊNCIAS CURRICULARES NO JAPÃO: UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO

Autores

  • Livia Ferreira Torres Moreira Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)
  • William de Goes Ribeiro Universidade Federal Fluminense (PPCULT/ UFF)
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12633

Palavras-chave:

Currículo japonês; Japão; cultura.

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre as tendências curriculares no Japão a partir da teorização curricular produzida no Brasil. A perspectiva estadocêntrica de currículo não faz sentido. Diferentemente, procuramos tecer os argumentos a contar de uma abordagem mais fluida e dinâmica de currículo na qual tanto a produção de documentos quanto às experiências vividas é incluída de maneira imprevisível, sem esperar sínteses. A dinâmica cultural japonesa nos mobiliza o pensamento e o imaginário diante da negociação de sentidos. Tendo em vista a baixa produção teórica deste tema, procuramos nos empenhar em um estudo de caráter exploratório em busca de análises sobre o assunto. Os resultados indicam um campo promissor, apontam para a necessidade de mais estudos que envolvam o leste asiático e outras regiões, articulando teorizações e prática curricular em distintos contextos. 

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Biografia do Autor

  • Livia Ferreira Torres Moreira, Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

    Graduanda em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura- GPECult.

  • William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (PPCULT/ UFF)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (PPCULT/ UFF). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult), Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF

  • Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense, UFF

    Mestre em Educação e membro dos grupos de pesquisa GPETED e GPECult (UFF). Professora da Universidade Federal Fluminense, UFF.

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Recebido: 12/05/2024

Aprovado: 10/06/2024

Publicado: 01/07/2024

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOBRE TENDÊNCIAS CURRICULARES NO JAPÃO: UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. (2024). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12633

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