DESAFIOS TERRITORIAIS NO CAMPO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12638Palavras-chave:
Educação do Campo; Terra de trabalho; Movimentos sociais do campo.Resumo
A Educação do Campo, enquanto projeto popular dos movimentos sociais, emerge como alternativa política, econômica, cultural e ambiental. Ainda assim, em alguns cenários, a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem que valorize o campesinato perpassa pelas investidas de grandes corporações. Sendo assim, considerando a luta histórica dos camponeses pelo direito à Terra de trabalho e a uma Educação do Campo voltada para o fortalecimento da identidade, pretendemos analisar as interconexões entre o debate sobre Educação do Campo e a experiência concreta da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, localizada na região do Baixo Sul do estado da Bahia. Essa escola destaca-se por desenvolver a Pedagogia da Alternância associada ao empreendedorismo rural subsidiado por grupos econômicos presentes na região e, portanto, um condicionante desafiador para a implementação das propostas almejadas pelos movimentos sociais do campo.
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Recebido: 12/05/2024
Aprovado: 14/06/2024
Publicado: 01/07/2024