DESAFIOS TERRITORIAIS NO CAMPO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Karla Christiane Ribeiro Tanan Universidade de São Paulo (USP)
  • Sandra Freitas Santos Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Leônidas de Santana Marques Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12638

Palavras-chave:

Educação do Campo; Terra de trabalho; Movimentos sociais do campo.

Resumo

A Educação do Campo, enquanto projeto popular dos movimentos sociais, emerge como alternativa política, econômica, cultural e ambiental. Ainda assim, em alguns cenários, a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem que valorize o campesinato perpassa pelas investidas de grandes corporações. Sendo assim, considerando a luta histórica dos camponeses pelo direito à Terra de trabalho e a uma Educação do Campo voltada para o fortalecimento da identidade, pretendemos analisar as interconexões entre o debate sobre Educação do Campo e a experiência concreta da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, localizada na região do Baixo Sul do estado da Bahia. Essa escola destaca-se por desenvolver a Pedagogia da Alternância associada ao empreendedorismo rural subsidiado por grupos econômicos presentes na região e, portanto, um condicionante desafiador para a implementação das propostas almejadas pelos movimentos sociais do campo.

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Biografia do Autor

  • Karla Christiane Ribeiro Tanan , Universidade de São Paulo (USP)

    Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

  • Sandra Freitas Santos, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Recebido: 12/05/2024

Aprovado: 14/06/2024

Publicado: 01/07/2024

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESAFIOS TERRITORIAIS NO CAMPO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA. (2024). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12638

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