O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS (CHROMEBOOK) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14120Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Tecnologias digitais, Educação BásicaResumo
O artigo traz a discussão de um tema contemporâneo, relativo à inserção de novas tecnologias móveis, como o Chromebook, nas aulas de Geografia. As questões analisadas incluem a disponibilidade de recursos tecnológicos na escola e a contribuição destes para a qualidade da educação. Foram pesquisadas atividades de ensino em turmas do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). A metodologia utilizada foi a qualitativa e a observação participante, com o intuito de identificar os desafios e perspectivas da adoção destas. Os resultados indicam que a utilização das tecnologias pode promover o aprendizado interativo e participativo, sem descuidar da centralidade que é a relação professor aluno.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F.S.; LIMA, D. C. B. P.; RUAS, K. C. S. O uso das tecnologias digitais na educação básica. Revista Eletrônica DECT, Vitória – Espírito Santo, v.8, n.3, p.141-162, out. 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1442/835. Acesso em 27 de maio de 2023.
ALVES, E. D. G.; VIEIRA, M. F. Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola-CBIE-LACLO, p. 236-245, 2015. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16523/16364. Acesso em: 24 de maio de 2024.
AMORIN, A. N. A diferença entre usar tecnologia e integrar a tecnologia na educação. 2015. Disponível em: https://escribo.com/2015/01/29/a-diferenca-entre-usar-tecnologia-e-integrar-a-tecnologia-na-educacao/ Acesso em: 12 de janeiro de 2025.
BARBOSA, A. F., GARROUX, C., SENNE. F. Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Revista História Hoje, v. 3, nº 5, p. 293-297, 2014. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/122/96. Acesso: 09 de setembro de 2024.
BENTO, L., BELCHIOR, G. Mídia e educação: O uso das tecnologias em sala de aula. Revista de pesquisa Interdisciplinar-RPI, Paraíba, 2016, v.1, p. 1-10. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/98/104. Acesso em: 09 de setembro de 2024.
BRASIL. Projeto de Lei nº 2.547, de 2007. Veda o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sem fins educacionais, em salas de aula ou quaisquer outros ambientes em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, dez. 2007. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=535313&filename=Avulso%20PL%202547/2007. Acesso em: 29 de junho de 2023.
CALLAI, H. C. Educação geográfica: trajetórias. Revista Brasileira de Educação Em Geografia. Campinas, jan. /Jun., 2020 v.10 n.19, p. 215–234. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/917/423. Acesso em: 5 dez. 2024.
CRISPIN, L. C., ALBANO, A. O uso das imagens de satélite como recurso didático no ensino de geografia. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, maio, 2016, v. 3, n. 4, p. 46-57. Disponível em: file:///D:/Users/Usuario/Downloads/aloysio,+satelite.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2024.
FONTOURA, J. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. Revista Educação, ed. 249, maio, 2018. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino. Acesso: 03 de abril de 2024.
FREITAS, N. K.; RODRIGUES, M. H. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. Revista da Pesquisa, UDESC, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 300–307, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15378. Acesso em: 5 de dezembro de 2024.
GOVERNO DO MATO GROSSO. Governo de MT já disponibilizou mais de 48 mil Chrome books a estudantes. Tecnologia em sala de aula, fev. 2023. Disponível em: https://www3.seduc.mt.gov.br/-/23546922-governo-de-mt-ja-disponibilizou-mais-de-48-mil-chromebooks-a-estudantes. Acesso em: 12 de setembro de 2024.
MATO GROSSO. Lei nº 10.232, de 29 de dezembro de 2014. Proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula do ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 29 dez. 2014. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/lei-proibe-o-uso-de-aparelhos-eletronicos-em-sala-de-aula/visualizar. Acesso em: 01 de julho de 2023.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001, ed. 18, p. 4-80. Disponível em: https://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso: 23 de maio de 2023.
MÓNICO, L., et al., A Observação Participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. 6º Congreso Ibero-Americano em Investigación Cualitatitava, julho, 2017, v.3, p. 724-733. Disponível em: file:///D:/Users/Usuario/Downloads/artigoobsparticipantelivroatasCIAIQ.pdf. Acesso: 09 de setembro de 2024.
PERFEITO, A. E. O uso de novas tecnologias na educação. RIIF Goiano-Repositório Institucional do IF Goiano, Ipameri, ago. 2020, p. 6-19. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1373. Acesso em: 06 de setembro de 2024.
SILVA, M.V. O uso do dispositivo móvel celular nas aulas dos professores de espanhol do Estado de Paraíba. Repositório Digital, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba, Cabedelo, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1095. Acesso em: 16 de maio de 2023.
TRINDADE, S. D.; FERREIRA. A. G; MOREIRA, J. A. Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17294. Acesso: 07 de março de 2024.
VARGAS, D.; AHLERT, E. M. O processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. Repositório Institucional Univates, 2017, p. 1-19. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/313a3a59-caf6-4d93-b107-bcd60b419f05/content. Acesso em: 04 de setembro de 2024.
Recebido: 15/04/2026
Aprovado: 07/05/2026
Publicado: 30/06/2025