A GESTÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO E LÓGICA DO WARÃ

Autores

  • Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Antônio Miranda de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14128

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Warã. Gestão Escolar

Resumo

Nesta pesquisa buscou-se compreender a concepção e lógica de gestão escolar no Centro de Ensino Médio indígena Xerente Warã. Apresenta-se a escola na perspectivada lógica do Warã e sua relevância para a comunidade indígena. Faz-se uma análise da gestão Escolar praticada no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã com foco nas quatro dimensões que norteia a gestão escolar: a pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo uma vez que procurou verificar a realidade analisando a opinião dos entrevistados. Para que fosse possível a sua concretização foram feitas coleta de dados; pesquisa bibliográfica e documental e questionários com docentes, coordenadores pedagógicos e diretor da unidade de ensino, além de observação participante.

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Biografia do Autor

  • Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Licenciada em pedagogia Universidade Federal do Tocantins (UFT) e em Educação Intercultural- Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Professora da Escola Estadual Indígena Sakruiwẽ, do Povo Indígena akwẽ, no Município de Tocantínia. Mestranda em Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

  • Antônio Miranda de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Associado da UFT. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Mundo Rural.

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Recebido: 15/06/2025

Aprovado: 20/06/2025

Publicado: 30/06/2025

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Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Xerente, S. L. G. da S., & Oliveira, A. M. de. (2025). A GESTÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO E LÓGICA DO WARÃ. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 3(7), 119-136. https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14128