INTERCULTURALIDADE E INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, EM CÁCERES-MT

Autores

  • Reina Yovana Tomicha Masabi
  • Ketila Cebalho Rabelo
  • Jussara Cebalho Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14130

Palavras-chave:

Interculturalidade, Iniciação Científica Júnior, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, um relato de experiência que analisa os impactos da Iniciação Científica Júnior (ICJ) na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal de estudantes do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação foi conduzida em Cáceres, MT, município situado em região de fronteira caracterizada pela diversidade cultural e pelos fluxos migratórios. Participaram do estudo duas ex-bolsistas do CNPq, atualmente graduandas em Geografia, sendo uma migrante boliviana e a outra residente local. Para a produção dos dados, foram considerados depoimentos orais e registros elaborados pelas participantes. Os resultados demonstram que a ICJ favoreceu o protagonismo discente, o exercício do pensamento crítico e a valorização das identidades culturais.

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Biografia do Autor

  • Reina Yovana Tomicha Masabi

    Ex-bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Graduanda em Geografia

     

  • Ketila Cebalho Rabelo

    Ex-bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Graduanda em Geografia.

  • Jussara Cebalho, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-UNEMAT, professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Doutora em Geografia pela UFF. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Referências

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Recebido: 03/06/2025

Aprovado: 07/06/2025

Publicado: 30/06/2025

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Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Masabi, R. Y. T., Rabelo, K. C., Cebalho, J., & Pereira, L. da C. P. (2025). INTERCULTURALIDADE E INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, EM CÁCERES-MT. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 3(7), 155-167. https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14130