INTERCULTURALIDADE E INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, EM CÁCERES-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14130Palavras-chave:
Interculturalidade, Iniciação Científica Júnior, Educação de Jovens e AdultosResumo
Apresenta-se, neste trabalho, um relato de experiência que analisa os impactos da Iniciação Científica Júnior (ICJ) na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal de estudantes do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação foi conduzida em Cáceres, MT, município situado em região de fronteira caracterizada pela diversidade cultural e pelos fluxos migratórios. Participaram do estudo duas ex-bolsistas do CNPq, atualmente graduandas em Geografia, sendo uma migrante boliviana e a outra residente local. Para a produção dos dados, foram considerados depoimentos orais e registros elaborados pelas participantes. Os resultados demonstram que a ICJ favoreceu o protagonismo discente, o exercício do pensamento crítico e a valorização das identidades culturais.
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Referências
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Recebido: 03/06/2025
Aprovado: 07/06/2025
Publicado: 30/06/2025