PERFORMANCES DO CORPO: CAPOEIRAS... KALUNGAS... BATISMO EM EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.3739

Resumo

O texto traz uma reflexão do movimento cultural e étnico que vem sendo desenvolvido em torno de um trabalho de brasilidade, resistências e educação popular. Integra jovens, adultos, crianças, homens e mulheres da comunidade, das escolas públicas, das universidades, bem como, diferentes grupos de matriz afro-brasileira, na perspectiva cultural, de religiosidade e do próprio movimento negro. Apresenta o Kalunga, como eventomovimento fortalecido pelas redes estabelecidas e construídas, ao longo de vários anos, que evidencia reflexões Afro-brasileiras e Ameríndias que estão assentadas no estado da arte-comunicação decolonial vivenciadas na interação, no ritmo e na singeleza profunda das expressividades de corpos que comungam com a ancestralidade em estado atual, que comungam com os estranhamentos e com as alteridades.

Palavras-chave: Afro-brasileira. Ameríndio. Decolonialidade. Kalunga.

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Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index. Acesso: abril/2018.

Recebido: 30/09/2018

Aprovado: 09/02/2019

Publicado: 30/06/2019

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERFORMANCES DO CORPO: CAPOEIRAS... KALUNGAS... BATISMO EM EDUCAÇÃO POPULAR. (2019). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(1), 7-19. https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.3739

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