POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E SEUS DIÁLOGOS COM BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.3743Resumo
Este ensaio apresenta as principais políticas de ações afirmativas que permeiam a gestão da universidade pública no Brasil atualmente. Nos ancoramos principalmente no texto de Boaventura de Sousa Santos intitulado “A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade” (2007), cujo autor nos chama a atenção sobre a responsabilidade das universidades que devem levar em conta o seu papel social e como produtora de conhecimento científico: o acesso; a extensão; a ecologia de saberes, a pesquisa-ação e a relação universidade/escola pública. O presente trabalho também discute outras ações afirmativas e as políticas de cotas instituídas pelo governo federal a partir de 2000, procurando apresentar um breve panorama atual da Universidade Brasileira quanto ao acesso e permanência e sua repercussão social no Século XXI.
Palavras-chave: Boaventura de Sousa Santos. Universidade Pública. Ações Afirmativas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm - acessado em 24/01/2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Brasília, 2015. http://portal.mec.gov.br/ - acessado em 28/06/2018.
PORTAL TERRA. http://noticias.terra.com.br/educacao/prouni-tem-50-a-mais-de-inscritos62-sao-negros,4177fa10c6796410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html – acessado em 1.º/07/2018.
QUEIROZ, Fernanda C. B.; QUEIROZ, Jamerson V.; VASCONCELOS, Natalia V. C. de; FURUKAVA, Marciano; HÉKIS, Hélio R.; PEREIRA, Flávia A. B. Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. ENSAIO: avaliação e políticas públicas em educação, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 21, n.º 79, p. 349-370, abr./jun. 2013.
SANTOS, Boaventura Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, 2005, 137-202.
________________________. A universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade - 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CAPES, Brasília, 2015. http://uab.capes.gov.br/index.php/sobre-a-uab/teste - acessado em 1.º/07/2015.
Recebido: 10/01/2019
Aprovado: 08/02/2019
Publicado: 30/06/2019