MULHERES ARTESÃS RIBEIRINHAS E A DANÇA DO SIRIRI NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA-RIO DE CUIABÁ, MT

Autores

  • Geny Solange da LUZ
  • Ellen Laura Leite MUNGO
  • Maria das Graças CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.3748

Resumo

Este estudo tem o intento de registrar como o fortalecimento da cultura ribeirinha na Comunidade São Gonçalo conseguiu imprimir na paisagem, traços de uma Cuiabá antiga e que hoje culmina com a expansão desta cultura para além do Brasil. Quanto à metodologia, adotou-se a pesquisa qualitativa, por compreender que o estudo repercute a subjetividade humana. Foi desenvolvida com a consulta de fontes documentais, iconográficas e entrevistas semiestruturadas. Com 12 (doze) sujeitos pesquisados, qual seja o senso comum. A esse fato procurou-se dar importância e excluir a possibilidade do uso de questionário. A comunidade levou o Siriri, a dança típica mato-grossense, que há mais de 200 anos reflete o multiculturalismo formado por índios, africanos, europeus e que traz o ritmo contagiante embalado pela viola de cocho, o mocho e o ganzá; história da tradição mato-grossense ao mundo.  
 
Palavra-chaves: Cultura. Comunidade Tradicional. Determinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIM, Walter. Sociologia. 2. ed. Tradução, introdução e org. Flávio Kothe. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CAMPOS, Benedito Pinheiro de. O idealista: documentário histórico-cultural. Cuiabá: Instituto Cultural e Artístico "Cuiabália", 1999.

CÂNDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Trinta e Quatro, 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Tradução. E.F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHAUÍ, Marilena. Democracia e cultura popular. In Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, n. 1, jun. 2008. Buenos Aires: CLACSO, 2008.

FERREIRA, Maria Saleti Ferraz Dias. Rio Cuiabá. Caderno do NERU – Núcleos de Estudos Regionais n.5. Cuiabá: IB/UFMT, 1999.

FREIRE, Júlio De Lamônica. Por Uma Poética Popular da Arquitetura Cuiabá: EDUFMAT, 1998.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

GRANDO, Beleni Saleté (org). Cultura e Dança em Mato Grosso: Catira, Curussé, Folia de Reis, Siriri, Cururu, São Gonçalo, Rasqueado e Dança Cabocla, na Região de Cáceres. Cuiabá: Central do Texto; Cáceres: Unemat, 2005.

HASSE, Manuela. Apresentação: Cultura e Dança. In GRANDO, Beleni S. Cultura e Dança em Mato Grosso: Catira, Curussé, Folia de Reis, Siriri, Cururu, São Gonçalo, Rasqueado e Dança Cabocla na região de Cáceres. 2ed. Cuiabá: Central de texto, 2005.

LEFEBVRE, Henry. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

PARK, Robert E. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. 4ed. In VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Recebido: 30/10/2017

Aprovado: 10/12/2017

Publicado: 30/06/2019

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

LUZ, G. S. da, MUNGO, E. L. L., & CAMPOS, M. das G. (2019). MULHERES ARTESÃS RIBEIRINHAS E A DANÇA DO SIRIRI NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA-RIO DE CUIABÁ, MT. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(1), 133–151. https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.3748

Edição

Seção

Artigos