CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO NA PROFISSÃO: DILEMAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4249Resumo
Este artigo objetiva conhecer a contribuição da academia para o percurso docente enfocando os dilemas e desafios de professores que experienciam a profissão nos anos inicias da Educação básica. A metodologia utilizada foram as Narrativas que buscou aporte teórico em Eliseu Clementino de Souza (2006). Destarte, percebe-se que de posse de uma formação acadêmica, cuja prática em Laboratórios (escola) buscou suporte nas teorias, as dificuldades do início da carreira tornam-se mais suaves e, convivendo em um ambiente colaborativo e de aprendizagem, as trocas de experiências também auxiliarão na lida com os desafios.Palavras-chave: Dilemas e desafios da docência. Formação acadêmica. Percurso docente.
Downloads
Referências
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
MONEREO, C.; POZO, J. I. Competencias para (con)vivir con el siglo XXI. In: ______. (Coord.). Monográfico sobre competências básicas. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona: Editorial Wolters Kluwer n. 370, 2007. p. 12-23.
NÓVOA, A. (1995). O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Porto Editora.
PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2006. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10542/7012 acesso em: 02 de agos 2017. SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António, “Os Professores e sua Formação”. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, 1992 (2.a edição).
SOUZA, E. C. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUSA, Elizeu Clementino de.; ABRANHÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 135-147.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.