A importância do ensino de história para a reflexão do tempo presente: o conceito de estranhamento e seu potencial para um inconformismo sadio

Autores

  • Filipe Cambraia do Canto

Palavras-chave:

ensino de história e tempo presente, estranhamento, desigualdade, diversidade

Resumo

Este trabalho objetiva esboçar algumas dentre as possíveis conexões entre o ensino de história e o tempo presente. Trata-se de um relato e de uma reflexão acerca de minhas práticas durante o estágio curricular de docência para o Ensino Médio. Tais conexões são empreendidas através da noção de estranhamento, isto é, segundo a ideia de que estranhar a realidade é desnaturalizá-la, despir-se de suas convenções mais usuais, tentar compreendê-la através da busca de simplicidade. Estranhamento, tempo presente e ensino de história articulam-se entre si pelo eixo da noção de desigualdade, tida aqui em seu sentido mais amplo. Tal entrelaçamento contribui para o respeito à diversidade, pois torna inteligível a ideia de que, por um lado, cada indivíduo é único e que, por outro, todos os indivíduos guardam entre si infinitas similitudes.

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Publicado

2016-03-28

Como Citar

Canto, F. C. do. (2016). A importância do ensino de história para a reflexão do tempo presente: o conceito de estranhamento e seu potencial para um inconformismo sadio. História E Diversidade, 7(2), 40–53. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1111

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE