O efeito Cólera em meio às mutações ideológicas do Punk brasileiro

Autores

  • Tiago de Jesus Vieira

Palavras-chave:

Identidade, Juventude, Punk, Cólera, História.

Resumo

Esse artigo tem a finalidade de utilizar dois álbuns da banda Cólera, como elementos interlocutores para explicitar o conturbado contexto da produção das identidades punk no decurso da década de 1980.
Período este definido por Janice Caiafa como de “caos ideológico” – em função de tamanha heterogeneidade comportamental –, mas também visto por Rafael Lopes Souza como início da “mutação ideológica” – devido à procura dos punks por homogeneidade nas suas ações. Em meio a este cenário inserem-se os álbuns Tente mudar o amanhã (1985) e Pela Paz em Todo Mundo (1986) que inevitavelmente contribuíram para fomentaram internamente o debate identitário. Nesse sentido, a partir da análise destes álbuns visa-se observar como estes se inseriram nesse processo de “composição ideológica punk” no Brasil. Pois, os álbuns apresentam-se como espaços privilegiados para compreensão destas relações, uma vez que nestes é perceptível à transição temática, marcada cada vez mais pela busca pela paz em detrimento da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Vieira, T. de J. (2016). O efeito Cólera em meio às mutações ideológicas do Punk brasileiro. História E Diversidade, 7(2), 187–201. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1127