O artigo 26A e seus desdobramentos no currículo da educação básica em Mato Grosso

Autores

  • João Bosco da Silva

Resumo

O negro na condição de escravizado, desde o século XVI está presente no Brasil, e ao nosso país impingiu
formas de pensar, agir, louvar e se organizar, entretanto o sistema educacional brasileiro ao longo de sua
história ignorou todo esse arsenal de cultura e ideias desses povos em nossa formação. Ao contrário, nesse
interim o que viu-se nos livros didático foi negros(as) imbecilizados, caricatas e por vez boçal e apto apenas e
tão somente ao trabalho braçal. O Artigo 26 A da Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional como fruto
de lutas dos movimentos sociais negros de todo recôndito do Brasil, busca exatamente reparar forma equi-
vocada de demonstrar a participação negra na formação da cultura nacional. Olhando por esse aspecto esse
artigo visa demonstrar o que a Secretaria de Estado de Educação está fazendo para colocar as Leis 10.639/03
e a 11.645/08 em prática no cotidiano escolar. A SEDUC/MT desde o ano de 2006, criou a Gerência de Di-
versidades Educacionais, responsável por lidar com a implementação das duas leis no currículo da educação
básica. Este artigo tem o objetivo de fazer um demonstrativo das ações da mesma em se tratando das práxis
do Artigo 26 A no dia a dia escolar no estado de Mato Grosso.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Silva, J. B. da. (2016). O artigo 26A e seus desdobramentos no currículo da educação básica em Mato Grosso. História E Diversidade, 8(1), 278–288. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1633